Verão em Florianópolis: aluguel de casa ou apartamento, qual a melhor opção?

scimoveis

Chega de dúvidas! Essa é a hora de decidir se sua temporada de verão em Floripa será aproveitada numa casa ou num apartamento.


Bem como é certo que cada turista e viajante tem preferências e perfis próprios, é difícil encontrar alguém que, durante suas pesquisas por imóveis para passar as férias de verão, não tenha se visto numa encruzilhada tentando desvendar qual seria a melhor opção: uma casa ou um apartamento.

Esse é o tipo de questão que costuma dividir opiniões e render discussões entre “caseiros” e “apartamenteiros”. No entanto, por mais que alguns possam preferir veementemente uma opção a outra, a verdade é que tudo depende.

É preciso levar em consideração as condições da sua viagem, seus objetivos, seus desejos, seus acompanhantes e muitas outras questões.

Buscando trazer mais luz a esse tema, na sequência você conferirá aqueles que consideramos como sendo os pontos-chave a serem levados em conta na hora de decidir se aquilo que é melhor para você é uma casa ou um apartamento. Confira!

Casa ou apartamento: qual é a melhor opção para o verão?

1) Localização

Antes de começar a comparar imóveis pensando em metros quadrados e valores de aluguel, um bom ponto de partida é fazer uma breve pesquisa a respeito das localizações desses imóveis que você vai encontrar em Floripa.

Nessa hora, é importante avaliar variáveis como distância da praia, proximidade de restaurantes, comércio, serviços, se fica numa via movimentada ou num local mais reservado e calmo, e a lista segue.

Pense nos pré-requisitos que são mais importantes para você e use-os para ajudar a filtrar os imóveis que têm mais a ver com aquilo que você busca.

2) Acompanhantes e hóspedes

Essa é uma questão que tem tudo a ver com o conforto da sua estadia e – tão importante quanto – com as possíveis normas estipuladas pela imobiliária responsável pelo imóvel alugado.

Se você estiver viajando com toda a família ou com um grande grupo de amigos, faz todo o sentido que você já comece sua seleção de casas ou apartamentos pensando no número máximo de pessoas que o imóvel comporta.

No geral, podemos dizer que casas tendem a ter mais espaço para mais hóspedes. No entanto, hoje em dia são comuns apartamentos com dormitórios que possuem diversas camas e beliches, possibilitando que grupos de cinco, seis ou até mais pessoas durmam com conforto.

3) Veículos e estacionamento

Se você pretende vir para Floripa de carro ou moto, precisa também pensar onde eles ficarão estacionados (com segurança) durante sua estadia aqui.

Por isso, é prudente considerar se o imóvel em questão possui garagens e espaço suficiente para todos os veículos – o que pode incluir também aqueles de parentes e amigos que podem lhe visitar.

Nesse aspecto, é normal que tanto casas quanto apartamentos tenham pelo menos uma garagem. Todavia, apartamentos com mais de uma vaga de garagem são mais difíceis de se encontrar, o que pode fazer com que as casas sejam opções mais atraentes para grupos que viajam com mais de um carro, por exemplo.

4) Privacidade e vizinhança

Seja hospedando-se numa casa ou num apartamento, é praticamente certo que você vai ter algum tipo de interação com vizinhos.

Apartamentos, em virtude da própria estrutura dos prédios, tendem a lhe deixar mais próximo de outros inquilinos, o que torna mais rígidas as regras de convívio referentes a, por exemplo, barulho – especialmente após as 22h.

Casas, por sua vez, costumam lhe dar um pouco mais de distância de seus vizinhos, podendo aumentar a sensação de privacidade e conforto. Contudo, vale lembrar que nessas ocasiões não há um estatuto de condomínio para ajudar a regular questões como barulho de festas e afins.

Se você estiver na dúvida, busque se informar com sua imobiliária a respeito da vizinhança de um determinado imóvel e depois coloque tudo na balança para descobrir o que é melhor para você.

5) Segurança

Ao falar sobre segurança, não podemos negar que há uma relação com a localização do imóvel em si: se ele já se situa num local movimentado, bem iluminado, com policiamento, etc.

Agora, é também verdade que muitas pessoas preferem apartamentos por sentirem-se mais seguras do que numa casa, haja vista que pode existir uma portaria, um porteiro e outros moradores, fatores que costumam inibir a ação de criminosos.

Isso não significa, no entanto, que casas não sejam seguras. Caso a sua vontade maior seja de se hospedar numa casa, se ela possuir uma estrutura íntegra – com as devidas chaves, travas e sistema de segurança – e for localizada num bairro seguro, não há o que temer.

 

6) Estrutura

É certo que as praias são os maiores atrativos do verão, mas de vez em quando uma boa piscina pode ser uma alternativa ainda melhor.

Esse é um exemplo de benefício que algumas casas e prédios oferecem, enquanto outros não.

Se você considera importante poder curtir uma piscina, ter um boa churrasqueira para assar um churrasco ou um parquinho privado para levar as crianças, certifique-se de que o imóvel – seja casa ou apartamento – no qual você está de olho conta com esses itens.

7) Vista

Se fôssemos pensar em algo que praticamente ninguém dispensa, esse algo seria uma bela vista – especialmente se essa vista for da praia.

Poder apreciar a paisagem sem precisar sair do imóvel em que se está hospedado costuma ser uma vantagem de apartamentos, que mesmo quando estão mais afastados das praias ainda conseguem oferecer uma visão que “passa por cima” de outras construções.

Pensando nisso, também não podemos deixar de mencionar as cobiçadas casas que ficam à beira da praia, oferecendo uma perspectiva à parte.

Em suma, se você for do tipo de pessoa que adora relaxar numa sacada, quintal ou varanda enquanto aprecia a paisagem, não esqueça de verificar se o imóvel em questão pode lhe oferecer isso.

8) Animais de estimação

Se você planeja viajar com um ou mais animais de estimação, é importante que verificar se o imóvel que lhe atraiu permite que você o(s) leve.

Isso porque enquanto casas costumam ser bastante acessíveis nesse quesito, apartamentos com frequência possuem algumas limitações, muitas vezes impostas pelo próprio estatuto do condomínio.

Sendo esse o seu caso, talvez seja um fator determinante para que você prefira alugar uma casa.

9) Praticidade e acessibilidade

Outras coisas que você precisa levar em consideração são a praticidade e a acessibilidade que cada imóvel proporciona, tanto casa quanto apartamento.

Por exemplo: se você for viajar com uma pessoa idosa, provavelmente não vai querer alugar um apartamento cujo prédio não conte com um elevador ou uma casa cuja porta principal só consiga ser acessada após um longo lance de escadas.

Outro exemplo: se você estiver viajando com bicicletas e sabe que vai pedalar todos os dias, talvez prefira alugar uma casa para não ter que se preocupar em transportá-las no elevador diariamente (ou talvez deixá-las num bicicletário).

Faça uma avaliação geral das atividades que você pretende realizar e das pessoas que estarão com você na viagem e verifique quais imóveis poderão melhor atender às suas necessidades.

10) Suporte

Mesmo nos momentos em que tudo parece estar indo bem, imprevistos acontecem. Seja para sanar algum problema emergencial ou para solicitar uma ajuda pontual, de vez em quando, enquanto locatários, precisamos de algum tipo de suporte.

Nesse aspecto, optando por alugar uma casa você basicamente dispõe do apoio da imobiliária responsável e/ou do dono do imóvel.

Agora, alugando um apartamento, além da imobiliária e possivelmente do dono do imóvel, existe também a possibilidade de obter ajuda e tirar dúvidas com o síndico do prédio, zelador, porteiro e talvez até com outros funcionários.

Conclusão: o que é melhor? Casa ou apartamento?

Tendo lido todas as nossas dicas, você já deve saber que a resposta para essa pergunta é relativa. Se uma casa ou um apartamento é melhor para passar as férias de verão em Florianópolis, tudo depende daquilo que você considera mais importante e benéfico.

No fim do dia, o que mais vale a pena é encontrar um imóvel que caiba no seu orçamento, que disponha dos fatores mais essenciais para você passar suas férias com conforto e ainda podendo contar com o atendimento e apoio de uma imobiliária renomada.