Como comprar um imóvel: tudo o que você precisa saber

scimoveis

Quando você finalmente consegue estabilidade financeira para sair da dívida do aluguel, o mundo oferece inúmeras opções. Novos empreendimentos imobiliários na vizinhança, outros bairros com casas mais acessíveis e a escolha da melhor localização para um novo investimento são fatores importantes a considerar. Mas afinal de contas, você sabe como comprar um imóvel?

As oportunidades são variadas, mas a burocracia pode ser um pouco complicada e é preciso pensar um pouco em algumas coisas antes de fazer um investimento tão importante quanto uma casa ou apartamento. Por isso, nós vamos ajudar dando algumas dicas e informações importantes para que você saiba como comprar um imóvel sem dor de cabeça. Acompanhe!

Conheça o imóvel que você quer comprar

Antes de mais nada, você precisa saber que tipo de imóvel você pretende comprar. Quer uma casa? Acha melhor investir em um apartamento ainda na planta? Quer comprar um terreno e investir em uma construção que é a sua cara? Essas são questões importantes que você precisa responder no começo da fase da pesquisa. Se a compra é para um investimento em longo prazo, é essencial considerar o bairro em que o imóvel se encontra, quais são os planos de expansão da região, e tentar entender o mercado para não sair perdendo.

Qual é a melhor forma de pagar um imóvel?

Conseguir o dinheiro necessário para investir em um imóvel pede atenção para alguns aspectos financeiros importantes. Estabilidade no trabalho, dinheiro poupado e um planejamento em longo prazo são essenciais. Cuidado com começo de carreira: não é porque você conseguiu um grande aumento recentemente que já é hora de comprometer boa parte da sua renda. 

A forma mais segura de comprar um imóvel é poupando pelo menos 20% do valor total – que pode ser dado de entrada – para depois financiar o resto. Mas quanto mais você conseguir guardar antes de efetuar a compra, menores serão os juros do financiamento, então é importante planejar a compra com algum tempo de antecedência para que os próximos anos não se tornem difíceis financeiramente.

Também existem formas de utilizar o FGTS para ajudar no financiamento do imóvel, ou até mesmo criar um consórcio com o seu banco, o que é ideal para criar disciplina, o que torna poupar naturalmente um pouco mais difícil.

Quais são os documentos necessários para comprar um imóvel?

Sabendo exatamente o que você quer e como vai pagar, o que resta para que você entenda como comprar um imóvel é a burocracia. A documentação necessária pode ser grande e varia um pouco de acordo com a região do país, mas podemos destacar as informações mais importantes:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual;
  • Comprovante de estado civil;
  • Matrícula atualizada do imóvel, que deve ser solicitada pelo proprietário atual e garante que o imóvel não é afetado por alguma ação judicial;
  • IPTU e certidão de situação fiscal, que é obtido com a prefeitura e verifica se o imóvel não tem dívidas municipais;
  • Declaração de débitos condominiais: em caso de imóveis que fazem parte de um condomínio, o proprietário deve fornecer a documentação para assegurar que não possui dívidas pendentes;
  • Certidão de negativa do INSS e ISS: quando o imóvel é novo;
  • Certificado “Habite-se”: certificado obtido na prefeitura que verifica se o imóvel é habitável, especialmente quando é novo;
  • Últimas 3 contas de serviços pagas: normalmente de água, luz, e telefone;
  • ITBI: o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis deve ser pago ao município na hora do pagamento da entrada da escritura. 

Esses documentos são necessários para a compra do imóvel, e os bancos podem pedir alguma documentação adicional na hora do financiamento. Para evitar problemas, é interessante consultar um corretor de imóveis credenciado para saber as regras específicas de como comprar um imóvel na sua região, além de garantir a verificação de todos esses documentos e agilizar os trâmites necessários.

Quer investir em um imóvel? Consulte a SC Imóveis e encontre a melhor solução.

ctas-blog-1024x128-TudoSobreFinanciamento