Tendência: a tecnologia invade o mercado imobiliário

scimoveis

A tecnologia está presente em todos os setores. Seja em um equipamento de ponta, seja em um aparelho celular, as inovações têm facilitado o dia a dia das pessoas, principalmente no mundo empresarial.

O mercado imobiliário, por exemplo, é exigente e competitivo, setor perfeito para a introdução de tecnologias e de inovações.

Isso já é uma tendência. É possível inovar em vários setores do mercado imobiliário com a utilização da tecnologia. Hoje em dia, várias ferramentas estão à disposição para auxiliar o setor, como a realidade virtual e os aplicativos de imóveis. Conheça detalhes de cada uma delas.

Realidade virtual

O que era possível apenas presencialmente, hoje você pode fazer no conforto da sua casa. O tour virtual tem ganhado bastante espaço entre as construtoras. O cliente pode visitar o apartamento decorado, sem precisar estar no lugar. É o futuro do mercado imobiliário.

Essa exibição é feita por meio de uma imagem em 360°, capturada por uma câmera posta no centro do apartamento decorado. As imagens são capturadas e acopladas à plataforma. O cliente consegue vivenciar o imóvel sem estar realmente presente. Essa plataforma pode ser acessada em computadores, tablets ou smartphones. Muito legal!

Nesse mesmo setor, os óculos de realidade virtual também ganham destaque com a tecnologia 3D. O comprador sente-se realmente dentro do empreendimento desejado. Ele consegue ter uma ideia perfeita e já imaginar sua futura casa por meio da tecnologia.

Ainda na área da realidade virtual, outra ferramenta bem útil é a impressora 3D. Essa tecnologia oferece muitas possibilidades para a construtora e para os clientes. Com ela, é possível ter uma noção do empreendimento projetado em realidade 3D.  

Geolocalização

Mais um facilitador para a vida do comprador e das construtoras. A localização é muito importante no momento de compra de um imóvel. Por meio de um software, você enxerga a localização exata do imóvel pretendido e a área ao redor. O dispositivo geralmente utiliza métodos de radiofrequência, mas também pode ser feito por GPS ou por Wi-Fi. O Google Maps é um exemplo de utilização da geolocalização.

Drones

O uso de drones é a grande aposta do mercado imobiliário. No momento de construir, o aparelho com câmeras de alta resolução oferece facilidades, como a medição do terreno, e no momento de apresentar o empreendimento para o cliente também oferece uma experiência diferente para o futuro comprador. É uma tecnologia que auxilia em dois momentos diferentes da construção civil.

Automação residencial

Já é uma realidade aqui no Brasil. O uso da tecnologia para facilitar em tarefas habituais de casa vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros. Sensores de presença, placas de identificação com biometria e até controle de voz são algumas das automações mais comuns. A tecnologia traz mais segurança, praticidade e economia para o morador.

Estratégia com Marketing Digital

A chegada da tecnologia está aliada ao marketing digital. É por meio dessa ferramenta que a empresa busca atingir seus possíveis compradores. No mercado imobiliário, o Marketing Digital trouxe uma nova fase à forma de mensurar informações mais qualificadas, medindo possíveis clientes potenciais. Essa estratégia é feita por e-mail marketing e outras produções textuais, como blog posts, whitepapers e e-books.

Gostou do nosso post? Então indique a leitura para um amigo e curta nossas redes sociais. Também entre no nosso site e conheça os nossos empreendimentos.

 

sc-imoveis-cta-infografico-investir-em-florianopolis