Tecnologia para trazer conforto: conheça o conceito de casa inteligente

scimoveis

Que a tecnologia está presente em nossa rotina com o objetivo de nos auxiliar e facilitar nosso dia a dia não é nenhuma novidade. Com a chegada dos aparelhos eletrônicos no cotidiano da família em meados da década de 50, as nossas residências passaram a abrigar inúmeros equipamentos eletrônicos que tornam nossa vida mais simples e prática.

Que a tecnologia está presente em nossa rotina com o objetivo de nos auxiliar e facilitar nosso dia a dia não é nenhuma novidade. Com a chegada dos aparelhos eletrônicos no cotidiano da família em meados da década de 50, as nossas residências passaram a abrigar inúmeros equipamentos eletrônicos que tornam nossa vida mais simples e prática.

Eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos foram inicialmente introduzidos no ambiente doméstico para facilitar a vida da dona de casa e, com isso, todo ano novidades tecnológicas não param de crescer e tomar conta dos mais cobiçados objetos de desejo para as famílias. O que surgiu de uma necessidade, hoje é movido não só pela facilidade, como também incorporado ao design, elegância e decoração.

De olho nesse público e nessa nova demanda, surgiu nos últimos anos a ideia de uma casa inteligente e conectada, conceito que está ganhando cada vez mais adeptos apaixonados por tecnologia e praticidade. A popularização dos computadores e a possibilidade de conectar aparelhos em rede fizeram com que esse portfólio de produtos surgisse no mercado.

 

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente é um conceito que surgiu para que pessoas possam utilizar redes sem fio para a troca de dados com a internet e a conexão de outros aparelhos analógicos. Dessa forma, é possível controlar equipamentos de televisão, cortinas, eletricidade, entre outros, pela internet, através de um equipamento mobile.

O que mais atrai os amantes das novas tecnologias, além da praticidade, é que a tecnologia envolvida na execução desses projetos é barata e acessível. Toda a base para esses projetos é feita através de uma placa, chamada de Arduíno, que possui diversas interfaces que permitem conexão com diferentes módulos, podendo conectar pequenos equipamentos em rede, identificar pessoas via sensores, entre outras ilimitadas funções de automação.

 

O que uma casa inteligente pode ter?

Quando pensamos em automação residencial, a primeira coisa que vem à cabeça para quem consome esse tipo de tecnologia é conforto e segurança. Imaginar que podemos controlar tudo através de um equipamento conectado à internet nos proporciona mobilidade e tranquilidade. Ao falarmos em uma casa inteligente, logo pensamos em abaixar e levantar cortinas, controlar o processo de máquinas de lavar, ligar as lâmpadas – mas o conceito é bem mais amplo e eficaz.

  1.   Controle biométrico

A instalação de sensores nas portas traz tranquilidade aos pais, por exemplo, na conferência dos horários em que chegam ou saem de casa sem que haja necessidade de sair da cama ou levantar para ir abrir a porta, uma vez que é possível fazer esse monitoramento do aparelho em que estiverem conectados.

  1. Aparelhos inteligentes

Além disso, é possível programar os aparelhos para ligar e desligar apenas quando necessário – uma ótima maneira de lembrar seus filhos dos horários estipulados para estudos e lazer. Com o mesmo aparelho, você programa funções para que ele execute de maneira programada, como assar uma carne em seu forno ou avisar quando alimentos perecíveis armazenados em sua geladeira estiverem próximos do vencimento.

  1. Controle de temperatura

Programando seu dispositivo, não há mais a necessidade do controle manual da temperatura ambiente. De acordo com a temperatura externa, seu aparelho irá medir e controlar a temperatura interna da sua residência com o que você determinará como ideal. Isso acontecerá no meio do dia ou da noite, sem que você precise interferir, de maneira a deixar o ambiente climatizado o ano todo.

  1. Limpeza de jardins e áreas externas

Esse tipo de programação diminui o custo de funcionários, materiais e consumo de energia, uma vez que identifica de tempos em tempos quando o sistema de filtragem de piscinas deve funcionar, quando os sistemas de irrigação devem iniciar e parar – tudo para que sua casa funcione sem que você esteja presente cem por cento no local e possa usar o seu tempo livre para desfrutar das coisas que lhe dão prazer.

 

Como encontrar uma casa inteligente para morar?

Procurar uma empresa consolidada no mercado e que prepare seus funcionários com treinamentos e cursos traz maior tranquilidade ao comprador. A SC imóveis possui um time competente que poderá lhe auxiliar na busca por imóveis que tragam soluções para sua compra. A casa inteligente é uma ótima opção, pois agrega comodidade e conforto à segurança.

E aí, gostou do nosso post sobre casa inteligente? Então acompanhe o nosso blog e fique por dentro das soluções imobiliárias e tudo que o mercado tem de novidade no segmento imobiliário. Venha nos fazer uma visita!