Surfe: as melhores praias de Floripa para quem gosta do esporte

scimoveis

Conheça alguns dos destinos de Florianópolis mais procurados por surfistas.

É possível que, à primeira vista, quem more mais afastado das praias até ache que as cidades litorâneas são todas iguais. Mas a verdade é que cada uma tem suas particularidades, o que inclui também os costumes e as culturas dos seus habitantes.

No caso de Florianópolis, uma cultura que se mantém bastante viva, independentemente de tendências ou modas, é a do surfe. O que para muitos é apenas um esporte, para Floripa significa muito mais.

Para quem visita a cidade não é preciso ir muito a fundo para perceber que o fato de a cidade contar com uma natureza rica e muitas praias próprias para a prática do surfe acaba influenciando o estilo de vida de muitas pessoas, como se vestem, como se alimentam, o que fazem no tempo livre e afins.

O resultado disso tudo é que Floripa é uma cidade que acolhe entusiastas do surfe e os faz se sentirem em casa, o que gera muito interesse em turistas que buscam esse tipo de ambiente e praias com boas ondas.

Só que, com tantas praias numa só cidade, pode ser difícil saber quais são as melhores para se subir numa prancha. Visando sanar essa dúvida, a seguir você encontra algumas informações sobre as melhores praias de Floripa para você que gosta de surfar.

 

 

As melhores praias para surfar em Florianópolis

Praia do Campeche

Uma das principais praias de Florianópolis – e a mais famosa das praias do sul da ilha – é a Praia do Campeche. Há quem diga que ela não é realmente um bom local para se surfar, não sendo incomum encontrar surfistas com opiniões divergentes. No entanto, é certo que, quando as condições estão ideais, a Praia do Campeche atrai praticantes de surfe das mais diversas localidades.

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é uma parada obrigatória para qualquer um que goste de surfe, mesmo que não seja praticante. Nesse quesito, é uma das praias mais tradicionais da cidade, tendo conquistado um lugar especial no coração dos surfistas pela frequência elevada com que oferece boas condições para surfar. Inclusive, a praia serve como sede de renomados campeonatos como o WCT e o WQS, ambos da Liga Mundial de Surfe.

Praia Mole

Em qualquer roteiro de surfe que contemple praias de Floripa, pode ter certeza que a Praia Mole estará no páreo. Sendo uma das praias mais badaladas da ilha, é frequentada por muitos jovens e um público que gosta de agitação. Serve de espaço não apenas para a prática de surfe, mas também para vôlei de praia e outros esportes propícios para o verão.

Praia da Barra da Lagoa

Especialmente se você ainda não for muito habilidoso com a prancha, uma boa pedida é visitar a praia da Barra da Lagoa. Com muitos restaurantes e comércio na orla e um público mais familiar, a Praia da Barra costuma ser uma boa escolha para iniciantes no surfe em virtude das ondas de menor proporção.

Praia do Moçambique

Próxima da praia da Barra da Lagoa, a Praia do Moçambique é a opção ideal para quem busca uma sessão de surfe mais tranquila, em contato com a natureza e sem tantas pessoas ao seu redor. Isso se deve à grande extensão da sua faixa de areia, o que possibilita que o surfista tenha mais opções de lugares para curtir o mar.

 

 

Praia Brava

Muitos consideram a Praia Brava uma das melhores opções para se surfar em Florianópolis. As ondas são consistentes, podem alcançar bons tamanhos e o seu acesso é bom. Porém, todas essas qualidades acabam atraindo um público considerável, o que significa que você irá dividir a água com outros surfistas.

Praia do Matadeiro

Nem sempre a Praia do Matadeiro é procurada por turistas, sejam eles surfistas ou não. No entanto, ela ainda é uma das boas opções da ilha para quem pratica o esporte, tendo boa frequência e ondas de bom tamanho. Apenas recomenda-se uma abordagem amistosa com os locais, que optam por surfar no Matadeiro justamente para se distanciar das praias mais movimentadas pelo turismo.

Praia da Galheta

A maioria das pessoas ouve falar na Praia da Galheta por ser frequentada por adeptos do movimento naturista. Se isso não for um fator impeditivo para você, e você estiver disposto a encarar uma pequena trilha que dá acesso à praia, certamente fará bom proveito do mar, das ondas e da maior tranquilidade que a Galheta oferece.

Praia dos Ingleses

Mesmo sendo um bairro bastante caracterizado por sua grande urbanização, a Praia dos Ingleses não decepciona quando o assunto é surfe. Apesar de a frequência com que se encontram boas ondas não ser assim tão alta, a praia continua sendo procurada por surfistas durante o ano todo, dos iniciantes aos mais experientes. É uma opção especialmente boa se você optar por alugar um imóvel nesse mesmo bairro no verão e quiser curtir um surfe sem precisar se deslocar para longe.

 

GUIA-FLORIPA