Roteiros em Floripa: descubra boas opções para curtir o friozinho nesse inverno

scimoveis

Está em busca de um roteiro legal para esse inverno? Nós temos algumas sugestões bem interessantes para você em uma das melhores cidades do País: Florianópolis! Sim, Floripa! Apesar de a cidade ser conhecida pelas suas praias espetaculares e muito requisitadas no verão, no inverno a capital de Santa Catarina também oferece um turismo diversificado com muitas opções de lazer, cultura e diversão.

Quer saber o que Floripa tem a oferecer nesse friozinho? Então acompanhe a gente nessa viagem e imagine cada dica como se já estivesse lá! Confira, a seguir, algumas vantagens de passear pela cidade nesta temporada. Boa leitura!

Passeios e trilhas espetaculares em Floripa no friozinho

Quem disse que trilha só pode ser feita na primavera e no verão? Em Floripa, trilhas também são bastante praticadas quando faz um bom friozinho – e não faltam lugares para se aventurar. Por oferecer uma vegetação rica, coberta pela Mata Atlântica, as caminhadas dessas trilhas na cidade são incríveis, com paisagens exuberantes. No final de cada aventura, a vista espetacular recompensa todo o esforço.

A trilha da Costa da Lagoa, por exemplo, é uma das mais conhecidas e pode ser acessada pela mata ou pelo mar. A sua duração é de duas horas, mas o caminho é bem sinalizado e com boas atrações, como uma cachoeira e um engenho, sem falar nos animais. No final da trilha, você ainda pode apreciar a gastronomia local degustando, entre outras opções, uma ótima sequência de camarão. Pela água, o passeio de barco também é recomendado, oferecendo uma paisagem fantástica e diferenciada.

Outros passeios marítimos fazem sucesso entre moradores e turistas. O passeio de escuna, com saída a partir do píer localizado embaixo da Ponte Hercílio Luz, leva as pessoas para conhecerem as ilhas e as fortalezas da região. Com essa opção, você conhece um pouquinho da história catarinense presente nesses dois locais.

Esse mesmo passeio também tem saída em Canasvieiras e, durante a viagem, o turista pode inclusive mergulhar em alto mar. Uma das paradas recomendadas nessa viagem é a Fortaleza de Anhatomirim, principal fortificação do antigo sistema defensivo da ilha de Santa Catarina, erguida a partir de 1739 pelos portugueses para proteger a região de ataques.

Parques e hortos também são boas pedidas no friozinho

Florianópolis tem parques ecológicos interessantes e abertos para visitas. O Parque Estadual do Rio Vermelho, uma das boas opções da cidade, foi inaugurado em 2004 e recebe visitação o ano inteiro. No local, é possível realizar uma trilha ecológica guiada e conhecer um pouco da vegetação e dos animais que habitam aquela área.

Outro parque muito frequentado pelas famílias é o Parque Florestal do Córrego Grande. Localizado pertinho da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o horto, como é chamado, oferece o contato com a natureza através de trilhas, açudes e com um espaço exclusivo para piqueniques.

História, história e mais história

Florianópolis é uma cidade repleta de história. Caminhar pelo calçadão do Centro Histórico é uma boa pedida para conhecer um pouco mais da cidade. É nessa região que encontramos edificações antigas que se misturam com o comércio da cidade, sempre movimentado.

É no Centro Histórico que estão localizados pontos turísticos obrigatórios de Floripa, como o Mercado Público, famoso pelos seus bares e peixarias, o Largo da Alfândega, onde encontramos a venda do artesanato local, e o Palácio Cruz e Sousa, que conta um pouco da história de Desterro – como Florianópolis era conhecida antigamente.

Ainda no Centro, encontramos a Praça XV de Novembro, com a sua Figueira Centenária e a Catedral Metropolitana da cidade.

Além da região central, a história de Florianópolis continua a ser contada em dois bairros tradicionais: Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. A cultura açoriana está plasmada nas edificações e na gastronomia desses lugares. A Igreja de Santo Antônio de Lisboa, por exemplo, foi erguida no Século XVIII e é o símbolo do bairro que leva o mesmo nome do santo.

Comida para todos os gostos

Se tem um lugar no mundo onde você come bem, esse lugar é Florianópolis. Por ser uma cidade litorânea, com tradição pesqueira, os restaurantes do município oferecem os melhores pescados e frutos do mar da região.

Experimente uma tainha recheada, grelhada no forno ou a famosa sequência de camarão, para comer até se esbaldar. As ostras gratinadas também são irresistíveis, assim como o bolinho de siri, feito na hora.

E se você não come frutos do mar, não tem problema. A cidade também oferece uma grande variedade de casas de massas, churrascarias, sushi, comida mexicana e gastronomia de quase todas as escolas culinárias relevantes do mundo. Tem para todos os gostos e, convenhamos, nada melhor do que comer bem no friozinho.

O frio também é uma ótima época para surfar

Surfar é uma tradição em Florianópolis. Quem nasceu perto da praia com certeza já subiu em uma prancha e pegou onda. A melhor época para a prática do esporte é no inverno, quando as ondas são maiores. Também é melhor praticar o surfe sem ter toda aquela incidência do sol típica das estações mais quentes. Para quem já praticou o esporte ou tem interesse em experimentar, o friozinho é uma ótima pedida.

Viu quanta coisa legal para fazer no friozinho de Floripa? Então não perca mais tempo. Aproveite Florianópolis!

 

sc-imoveis-cta-infografico-investir-em-florianopolis