Rota gastronômica: conheça as regiões de destaque em Florianópolis

scimoveis

Saiba onde você pode encontrar as maiores delícias de Floripa, da culinária local à internacional.

É raro encontrar alguém que, durante uma viagem, férias, ou simplesmente conhecendo um lugar novo, não sinta vontade de descobrir o que a cena gastronômica local tem a oferecer.

E não é para menos: uma boa refeição pode ser um detalhe especial ou talvez até mesmo o ponto principal para que alguém lembre com carinho de algum lugar que visitou.

Para quem pretende conhecer Florianópolis nas férias de verão, as opções são as mais diversas. De norte a sul – e ainda na porção continental da cidade – é possível encontrar bares, lanchonetes e restaurantes que encantam turistas e nativos de todos os gostos.

No entanto, como sabemos que, quando a oferta é grande, a tarefa de optar por um lugar ou outro pode se tornar até mais difícil, reunimos as principais informações que você precisa saber a respeito da gastronomia e culinária de Floripa para que, na sua próxima passagem pela ilha, você saiba exatamente onde encontrar o que deseja.

 

Rota Gastronômica das Praias do Norte da Ilha

Começando por alguns dos destinos mais procurados na alta temporada: as praias do norte de Floripa. Os restaurantes, bares, cafés e lanchonetes de Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e das demais praias e bairros vizinhos certamente fervem durante o verão.

A faixa de preço varia bastante, bem como os tipos de culinária. No entanto, uma grande parte dos restaurantes costuma ter maior ênfase em frutos de mar.

Rota Gastronômica do Sol Poente

A caminho do norte da ilha, através da SC-401, você passará pelos bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Juntos, eles formam a chamada Rota do Sol Poente, nome bastante justificado pelo fato de que, à beira-mar, nesses bairros, você dispõe de uma das melhores vistas possíveis para admirar o pôr do sol.

Recomenda-se uma visita a essa rota especialmente se você procura por uma experiência completa de apreciação de frutos do mar com uma vista de tirar o fôlego.

Rota Gastronômica da Lagoa da Conceição

A famosa Lagoa da Conceição não pode ficar de fora da nossa lista. Ela é reconhecida por suas belezas naturais, seu clima pacato, sua vida noturna e, claro, por seus vários bares e restaurantes.

A cena gastronômica na Lagoa é eclética. Seja desfrutando de uma pizza, uma porção de peixe frito ou fazendo um lanche vegetariano, as chances são grandes de você também ter uma bela vista da lagoa e optar por algum drink para acompanhar.

 

Rota Gastronômica do Sul da Ilha

Alguns podem dizer que pensar em restaurantes do sul da ilha significa pensar em ostras – e há certa razão nisso. O bairro Ribeirão da Ilha chega a ser responsável por 95% da produção nacional de moluscos bivalves, fato que acabou criando a Rota Gastronômica das Ostras, uma sequência de restaurantes próximos cujo carro-chefe são as ostras.

Claro que outros bairros do sul também têm seu valor gastronômico, como os tradicionais restaurantes do Pântano do Sul, por exemplo. Porém, independentemente de qual bairro ou restaurante do sul você escolher, é praticamente certo que os frutos do mar serão as estrelas do cardápio.

Rota Gastronômica de Coqueiros

Para finalizar, uma indicação localizada fora da ilha: a famosa Rota Gastronômica de Coqueiros. Passando pela orla dos bairros Coqueiros e Itaguaçu, você vai encontrar diversos bares e restaurantes sendo frequentados por públicos variados.

Da cozinha italiana à culinária local, do restaurante íntimo ao bar com música e badalação, a rota de Coqueiros oferece muitas opções – e quase todas elas agraciadas por uma bela vista.

CTA-tamanho-correto