Qual a importância do corretor de imóveis na hora da compra

scimoveis

A escolha de um imóvel não é tarefa simples. Além do trabalho de encontrar a casa ou o apartamento perfeito para compra ou aluguel, existe um longo caminho até a assinatura do contrato.

Avaliação de documentos, formas de financiamento, contrato e avaliação do imóvel são algumas etapas em que é essencial o acompanhamento de um profissional.

Ter um corretor de imóveis de confiança e credenciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) na hora da compra ou da locação de um imóvel é fundamental para o sucesso da negociação.

O corretor é o profissional especializado e capacitado para repassar todas as informações do imóvel, possui conhecimento da região onde atua e experiência para fazer a avaliação do imóvel, fornecendo condições e valores de mercado atualizados e esclarecendo ao cliente todos os processos na tramitação do negócio.

A compra de um imóvel é um processo complexo que envolve muitas etapas. O corretor de imóveis é muito mais que um agente atuando na intermediação de um negócio. Infelizmente, ainda existem casos de desvalorização dessa classe profissional, inclusive com clientes tentando realizar negócios de forma direta para baratear custos, o que gera um grande risco, visto que não contam com as devidas orientações e com o devido conhecimento.

O principal objetivo do corretor é usar seus conhecimentos para orientar, fornecer com clareza informações precisas e alertar o cliente sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura. Estão entre as atribuições do corretor de imóveis assessorar todos os trâmites, como a emissão de certidões e documentos necessários em todos os cartórios, e acompanhar o cliente em visita a imóveis, a fim de garantir que tudo transcorra perfeitamente.

A segurança de um profissional habilitado

A profissão é regulamentada pela Lei n. 6.530/78, ou seja, somente profissionais legalmente habilitados e regularmente inscritos no conselho profissional correspondente podem exercê-la. É preciso possuir registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão federal que normatiza e regulamenta a profissão.

O profissional também deve possuir formação de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), uma capacitação de nível técnico para desempenhar as atividades de intermediação de compra, venda e locação de imóveis, bem como realizar avaliações de imóveis com emissão de PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, um curso que também é oferecido por escolas autorizadas pelo sistema CRECI/COFECI, conforme portarias publicadas regularmente.

 

Conheça nossos corretores

A SC Imóveis tem mais de 15 anos de experiência e conta com uma equipe de profissionais treinados que conhecem as melhores opções para seus clientes – locadores ou locatários –, com garantia e segurança.

Localizada no Centro e na Praia dos Ingleses, ao norte da ilha de Florianópolis, a SC Imóveis possui inúmeras opções para quem procura por aluguel na capital catarinense.

A nossa imobiliária garante os melhores imóveis da região, pela proximidade com a praia e por estar localizada nos pontos de maior infraestrutura urbana do norte da ilha.

Nosso site conta com um refinado mecanismo de procura, com diversos filtros para que você encontre com mais facilidade os imóveis que melhor atendam às suas necessidades. Entre em contato conosco por e-mail ou pelos telefones (48) 3239-1904 (Ingleses) e (48) 3224-5454 (Centro).

Fontes:

http://www.creci-sc.gov.br

http://cofeci.gov.br

 

CTA-tamanho-correto