Parques e praças em Floripa: opções para curtir o dia ao ar livre

scimoveis

Porque nem só de praias e shoppings se faz um verão na ensolarada Florianópolis.

Já se sabe que as praias são os destinos mais “queridinhos” do verão – especialmente quando se está em Florianópolis, cidade que conta com mais de 100 praias diferentes e onde opções não faltam.

Mas o que acontece nos dias em que você prefere dar um tempo da areia e fazer um passeio diferente? Muita gente pode achar que a resposta para essa questão reside nos shoppings e centros de comércio local, mas a verdade é que Floripa tem muito mais a oferecer.

Pensando em você, que deseja aproveitar suas férias na capital catarinense ao máximo – o que inclui fazer bons passeios por diversas regiões arborizadas e ao ar livre –, preparamos uma lista especial de parques e praças recomendados para você visitar durante sua estadia por aqui.

Parque Ecológico do Córrego Grande

Um dos principais destinos para quem busca contato com a natureza em Floripa sem precisar deixar o meio urbano certamente é o Parque Ecológico do bairro Córrego Grande.

Localizado na rua principal do bairro, nele você dispõe de excelentes espaços para relaxar, caminhar em meio às árvores, observar animais, fazer piqueniques e até mesmo deixar crianças que estiverem no seu grupo brincando nos parquinhos.

Uma excelente opção para grupos familiares, casais, ou qualquer pessoa que queira relaxar.

Parque da Luz (e Mirante da Praça Hercílio Luz)

Se você estiver de passagem pelo Centro da cidade e sentir o desejo de curtir alguns momentos numa área aberta e bastante arborizada, não hesite: vá conhecer o Parque da Luz.

Localizado próximo à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, o parque possui áreas com sombra, brinquedos para crianças e campos abertos onde é possível jogar bola e se exercitar durante o dia.

De quebra, aproveitando sua passagem por ele, você ainda pode visitar o Mirante da Praça Hercílio Luz e contemplar uma vista privilegiada da icônica Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis.

Praça XV de Novembro

De todas as praças da ilha, a Praça XV de Novembro é certamente a mais importante e famosa de todas. Abrigando a centenária árvore Figueira em seu centro, milhares de pessoas passam por ela todos os dias, desde turistas querendo conhecê-la até os nativos que se movimentam a trabalho.

Esteja você querendo conhecer um pedaço da história de Floripa ou simplesmente relaxar numa sombra natural durante um passeio a pé, certifique-se de que a Praça XV esteja em seu itinerário.

Parque de Coqueiros

Se em algum dia das suas férias em Floripa você estiver buscando movimentação e um ambiente animado, o Parque de Coqueiros provavelmente será o lugar certo para você.

O parque, que começou como um simples circuito pavimentado para caminhar, correr, andar de patins, bicicleta, skate e afins, hoje tornou-se um point para pessoas de todas as idades que querem praticar algum tipo de atividade física.

Além do tradicional circuito, no parque você também encontra grupos de pessoas jogando bola, crianças brincando e muito mais.

Parque Estadual do Rio Vermelho

Estando no norte da ilha, no leste ou em algum lugar entre essas duas regiões, uma excelente opção de parque para se conhecer é o Parque Estadual do Rio Vermelho.

Criado em 2007 com o objetivo de preservar a Mata Atlântica presente na área, atualmente ele funciona de terça a domingo – das 9h às 17h – e conta com trilhas, camping, banheiros, restaurante, área de churrasqueiras, estacionamento e outros.

Se você se interessa pela ideia de curtir um parque que foi criado especificamente para servir como área de preservação, o Parque Estadual do Rio Vermelho é para você.

Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros)

Tradicionalmente conhecida como Praça dos Bombeiros, a Praça Getúlio Vargas é uma das praças mais emblemáticas do Centro de Floripa.

É um dos exemplos de lugares que tiveram uma ótima manutenção e revitalização, o que a tornou um ponto frequentado por um público bastante eclético e de diversas faixas etárias.

Nela, você encontrará crianças brincando, pessoas relaxando, caminhando, correndo, passeando com seus animais de estimação, além de poder tirar algumas belas fotos com os canteiros floridos e a fonte da praça.

Parque Natural do Morro da Cruz

Todos os dias, das 8h às 20h, o Parque Natural do Morro da Cruz está em funcionamento e – diga-se de passagem – tem entrada gratuita.

Criado em novembro de 2013 com o propósito de servir como área de preservação natural, é um dos mais belos parques de Floripa, mas ainda não é muito conhecido, nem mesmo pelos nativos.

É um dos parques em que é especialmente recomendado ir de carro, por estar localizado no Morro da Cruz, local em que a oferta de ônibus nem sempre é tão grande.

Parque Jardim Botânico de Florianópolis

Situado no Itacorubi – um importante bairro da região universitária –, o Parque Jardim Botânico de Florianópolis ainda está em processo para se tornar o Jardim Botânico oficial de Floripa.

No entanto, sua visitação já é possível, o que significa mais uma oportunidade para se apreciar um ambiente natural e ao ar livre. Do ponto de vista de quem o visita, a proposta é similar à do Parque Ecológico do Córrego Grande: áreas verdes, pavimentação para caminhadas e ótimos espaços para relaxar.

Bosque Pedro Medeiros

Ainda no continente, após visitar o Parque de Coqueiros, você também pode prestar uma visita ao Bosque Pedro Medeiros, que fica entre os bairros Estreito e Capoeiras.

Recentemente revitalizado, o bosque oferece uma ampla área verde, viveiros com animais, espaços para lazer, alimentação e caminhadas. Seu horário de funcionamento é das 8h às 17h30, de terça a domingo.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Quer dar um tempo do mar, mas não resiste à tentação de colocar os pés na água? Então o Parque Municipal da Lagoa do Peri é o lugar exato para você ir.

Amplamente procurado por nativos e turistas, o parque é bastante movimentado do nascer ao pôr do sol, com o detalhe de ser fechado à noite. Recebe principalmente famílias que querem apreciar a vista, fazer piqueniques, relaxar e curtir um bom banho de água doce.

ebook-gratuito