O que levar em consideração na hora de procurar um apartamento em Florianópolis

scimoveis

Buscar um apartamento em Florianópolis (ou em qualquer outra cidade) é uma tarefa árdua, longa e por vezes bastante burocrática. No entanto, todo esse trajeto é fundamental para que você termine a saga com um imóvel que realmente represente seu estilo de vida, suas necessidades e que não vá estrangular o seu orçamento pelos próximos anos.

Um dos grandes problemas é lembrar de todos os fatores importantes na hora de tomar uma decisão deste porte. E são muitos: segurança, comodidade, localização, estilo de vida.  

Existe um checklist indispensável para garantir se aquele imóvel que fez seus olhos brilharem realmente é o certo para você e sua família. E ele envolve sete itens que abrangem um pouco de tudo. Confira!

7 itens indispensáveis para garantir que o seu apartamento em Florianópolis é o ideal

– Localização: avaliar a sua rotina e os planos para o seu futuro é fundamental para decidir qual é a localização ideal do imóvel. O recomendado é buscar um apartamento/casa próximo ao seu trabalho ou aos seus locais favoritos de lazer. Desta forma, não é necessário uma distância muito grande para fazer pelo menos uma das duas coisas. Essa economia se reflete em qualidade de vida a longo prazo.

– Mobilidade: apesar de ser uma Ilha, Florianópolis consegue ter distâncias grandes a serem percorridas. Para isso, ela conta com um sistema de transporte público, táxis, Uber e grupos de caronas bastante ativos.
O transporte público de Florianópolis, por exemplo, é baseado na ideia de terminais de integração localizados em cada região da cidade (dois na região central, um na região leste, dois na norte e um na sul) que recebem os passageiros de outras regiões e os distribuem nos bairros mais próximos. Alguns pontos da cidade têm uma mobilidade mais facilitada, como os do Norte da Ilha e do Centro, uma vez que têm o maior número de linhas e ônibus disponíveis.
Além disso, cinco rodovias estaduais cruzam a cidade e agilizam a fluidez do trânsito. São as SCs 401 e 403, no Norte da Ilha, a SC-402 entre a região leste e a norte, a SC-404 na Central e a SC-405 no Sul.
Se atentar a este fato pode ser um diferencial na hora de encontrar o apartamento ideal para garantir que você não irá passar horas no trânsito todos os dias.

– Segurança: Florianópolis é a segunda maior cidade de Santa Catarina, com quase 500 mil habitantes, mas não possui problemas tão severos de violência quantos outras localidades. No caso da Capital, existem nove delegacias espalhadas pela cidade (Centro, Saco dos Limões, Capoeiras, Coqueiros, Trindade, Agronômica, Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição), duas subdelegacias (Carianos e Ribeirão da Ilha) e outras especializadas.
Além de pensar nessa proximidade, é imprescindível analisar as redondezas do imóvel desejado. Avaliar a iluminação pública, a presença de elementos estranhos ou suspeitos e se existem pontos de alerta no bairro. Isso também pode ser verificado conversando com moradores do prédio ou comerciantes. Afinal, segurança nunca é demais.

– Serviços próximos: a ideia de ter de entrar num carro para comprar um singelo pãozinho pode ser complicada e interferir diretamente na qualidade de vida dos moradores de um apartamento. Por isso, analise a qualidade dos serviços oferecidos próximos ao imóvel que você deseja (farmácias, padarias, supermercado, pontos de ônibus, opções de lazer, restaurantes, academia, escolas, posto de gasolina etc.) e verifique o que é importante para você. Por exemplo: tendo crianças e idosos na casa, uma farmácia é mais essencial do que um posto de gasolina. Já em situações nas quais a rotina é muito atarefada, uma boa variedade de restaurantes pode ser diferencial.

– Lazer: nos fins de semana, o que normalmente não se quer fazer é ficar preso no trânsito. Por isso, cada vez mais as pessoas estão optando por morar em locais bons em termos de lazer. Veja onde você gosta de se divertir (praia, festas, bares, parques, cinemas) e busque um apartamento próximo a isso. Se não, veja quais são as opções no bairro onde você quer ir e verifique se elas se encaixam nas suas preferências. No entanto, lembre-se de que regiões com bastante atividades de entretenimento costumam ser mais movimentadas e, consequentemente, mais barulhentas. Por isso, se a ideia é ter mais tranquilidade, esse pode não ser o caminho ideal.

– O imóvel (tamanho, planta, casa/apartamento): diversos itens devem ser considerados na hora de decidir qual é o imóvel ideal para você e sua família. Por exemplo: quantos quartos são necessários? É melhor uma casa ou um apartamento? Ele deve ter algo diferente (churrasqueira, piscina, sala grande, garagem, sacada)? Existe preferência por condomínio com ou sem portaria? Ter elevador é fundamental? Antes de iniciar a sua busca pelo imóvel perfeito, enumere em detalhes essas exigências e vontades para que a procura seja mais fácil e eficiente. Outra boa dica é saber exatamente o que não se pode ter em um apartamento (apenas um banheiro, por exemplo) para também filtrar as opções no mercado com mais rapidez.

– Custos: o valor de um imóvel é, sim, um fator determinante na hora de fechar um negócio. Isso porque o custo de um apartamento em Florianópolis pode mais do que triplicar dependendo do bairro, da idade do prédio, do número de quartos e conveniências do condomínio escolhido.
Esse item deve ser analisado com cuidado e simulado em agências de crédito imobiliário como a Caixa Econômica Federal para garantir que o aluguel ou as parcelas não irão ultrapassar os 30% da renda mensal da família e, assim, não comprometer o orçamento e a qualidade de vida da família toda.

cta-blog-sc-4-VendaELocacao