O que você tem de saber antes de investir em imóveis comerciais

scimoveis

investir em imóveis comerciais

Investir em imóveis comerciais para aluguel é um ótimo negócio, especialmente em épocas de recessão econômica. Isso porque ele possui algumas características essenciais que o diferem dos residenciais – valor dos alugueis, preço de compra dos imóveis e tempo de duração dos contratos.

Estimativas do setor apontam que os valores dos aluguéis comerciais correspondem, em média, a 0,8% do valor do imóvel, enquanto o dos residenciais é de 0,6%. Além disso, os empresários estão mais dispostos a pagar mais do que o mercado para conseguir uma sala com boa localização e infraestrutura que comportem as necessidade da empresa.

Já o tempo de contrato depende em grande parte do porte da empresa para a qual se está alugando. O aluguel de uma andar inteiro em um prédio bem localizado para uma empresa de grande porte pode render um contrato de até 20 anos.

Mas antes de investir em imóveis comerciais é importante ficar atento a alguns detalhes importantes que irão garantir que você encontrará e fechará o melhor negócio.

Dicas para investir em imóveis comerciais:

  • Priorize a localização

Para imóveis comerciais, diferentemente dos residenciais, a localização é o fator primordial. Isso porque essa decisão afetará diretamente os negócios do locatário. Em geral, é interessante que o prédio onde está localizada a sala seja em uma rua com bom transporte público, estacionamento interno ou disponível na rua e perto de centros comerciais com opções de alimentação.

O melhor bairro depende também de qual eixo de trabalho. Por exemplo, um sala comercial destinada para consultórios ou laboratórios ficaria muito bem localizada próximo a um hospital. No entanto, quando se trata de uma academia, nem tanto.

  • Avalie a capacidade de valorização da área

Algumas áreas podem ainda não ter uma estrutura tão interessante próxima, mas está em processo de ter. Se outros centros comerciais estão surgindo, shoppings ou outros tipos de estabelecimentos, eles podem trazer uma valorização significativa para seu imóvel. Pesquise sobre as obras aprovadas para regiões próximas ao imóvel comercial que você deseja investir.

  • Qual o valor que você tem para investir?

Se você tem um valor em caixa menor, provavelmente deverá investir em uma sala pequena (entre 30m² e 60m²), já que tem um custo menor. Mas se o valor disponível para investimento é maior, talvez seja interessante considerar uma sala comercial maior.

Imóveis de até 60m² normalmente são voltados para microempresas e profissionais autônomos. Apesar de ter uma grande demanda e um valor de investimento menor, eles também estão mais suscetíveis a mudanças na economia e a trocas de local – uma vez que podem passar por uma fase de crescimento ou sair do mercado.

Já os imóveis maiores que ocupam um pavimento inteiro ou até mesmo um prédio costumam ser alugados para empresas maiores e mais consolidadas. Essas empresas normalmente prezam pela estabilidade do local e podem assinar contratos bem mais duradouros e estar dispostos a pagar reajustes mais robustos anualmente.

  • Avalie o imóvel com muita atenção

Antes de comprar uma sala comercial, avalie intensamente o imóvel. Verifique se serão necessárias obras antes de colocar para alugar, se há algo na própria planta que irá dificultar o aluguel (falta de janelas, por exemplo) ou outro ponto de atenção.

  • O empreendimento está com a documentação em dia?

Antes de fechar qualquer tipo de investimento no setor imobiliário é imprescindível conferir toda a documentação do empreendimento. Busque referências da incorporadora, do pagamento de impostos, do Habite-se, do antigo proprietário se houver ou qualquer outro tipo de documentação relevante.

  • Informe-se sobre a administradora do prédio

Além de buscar referências da incorporadora antes de investir em imóveis comerciais, também é importante se informar sobre quem irá administrar o prédio. Essa empresa será a responsável por garantir a manutenção do prédio e será para quem você vai recorrer em caso de problemas.

cta-blog-sc-3-FinanciarImovel