Imóvel novo ou usado: saiba como fazer a melhor escolha

scimoveis

Imóvel novo ou usado? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que desejam compra um imóvel. Por isso, aí vão algumas dicas que podem ajudar a você nessa decisão. 

 

Para quem está à procura da casa própria, as dúvidas são muitas. Como toda escolha, essa envolve fatores econômicos, pessoais e até mesmo emocionais. Na hora de optar por um imóvel, você irá pensar nas suas necessidades, desejos, faixa de preços, entre outros, sendo que o primeiro filtro será o tipo dele: novo ou usado?

Vale lembrar que cada opção tem as suas particularidades e requer atenção a pontos específicos. Por isso, separamos algumas questões que precisam ser consideradas antes de você assinar o contrato.

A principal vantagem de comprar um imóvel novo é visitar o espaço e conhecer o ambiente no qual você será o primeiro morador a usufruir de toda a infraestrutura.  

Em um imóvel novo, você poderá escolher o andar, a posição solar, além do fato de que geralmente ele estará localizado em condomínios que oferecem área de lazer ampla e convivência completa, equipada e decorada.

Apesar de melhor aproveitadas, as plantas de um imóvel novo costumam ser menores que as de um imóvel usado. Nesse caso, considere as suas necessidades e a complementação dos espaços compartilhados do condomínio.

 

 

Por ser uma obra recente, você também não precisará gastar com possíveis manutenções, a não ser que queira alterar algo que já esteja pronto. Outro fator positivo são instalações mais modernas e tecnologias de economia e sustentabilidade. Caso haja necessidade de modificações na estrutura, certifique-se da possibilidade de fazê-las na planta do imóvel.

O imóvel usado, por sua vez, é um apartamento ou casa de tamanho mais amplo, justamente por ser uma construção mais antiga, e  pode apresentar a necessidade de reformas ou adaptações em sua estrutura, o que requer um investimento extra.

Atenção especial aos revestimentos em áreas molhadas, como banheiros e lavanderia, pois esses locais podem apresentar necessidade de reparos. Observe a parte hidráulica, certificando-se de que ela não apresenta vazamentos, e preste atenção em manchas em paredes ou no teto que possam ter sido causadas por vazamentos no andar superior ou vizinho.

 

 

 

É indicado fazer uma revisão na instalação elétrica para verificar se ela está adequada às suas necessidades, suportando a quantidade de equipamentos necessária, se as tomadas atendem ao novo padrão e, em alguns casos, consultar a possibilidade de instalação de gás encanado, placas solares ou captação de água da chuva, por exemplo.

Analise com atenção as diferenças entre imóveis novos e usados e escolha a opção que melhor contempla suas exigências. Independentemente da escolha, é importante reconhecer se a região em que o imóvel está localizado também atende às suas necessidades.

Uma dica é conhecer o bairro e verificar se ele conta com a estrutura de que você e sua família precisam, como escola, bancos, supermercados, etc. Outro ponto a considerar na escolha da localização é a mobilidade, verificando a respeito do transporte público e se as vias que levam ao trabalho ou escola são acessíveis. Esses são fatores importantes na hora de escolher seu imóvel, seja ele novo ou usado.

 

Ainda com dúvidas na escolha do seu imóvel? Venha falar com a gente!

A SC Imóveis tem mais de 15 anos de experiência e conta com uma equipe de profissionais treinados que conhecem as melhores opções para seus clientes locadores ou locatários , com garantia e segurança.

Localizada no Centro e na Praia dos Ingleses, ao norte da ilha de Florianópolis, a SC Imóveis possui inúmeras opções para quem procura por aluguel na capital catarinense.

A nossa imobiliária garante os melhores imóveis da região, pela proximidade com a praia e por estar localizada nos pontos de maior infraestrutura urbana do norte da ilha.

Nosso site conta com um refinado mecanismo de procura, com diversos filtros para que você encontre com mais facilidade os imóveis que melhor se adequam às suas necessidades. Entre em contato conosco por e-mail ou pelos telefones (48) 3239-1904 (Ingleses) e (48) 3224-5454 (Centro).

 

ctas-blog-1024x128-TudoSobreFinanciamento