Imóveis compactos: cresce o número de procura por imóveis menores

scimoveis

Apartamentos compactos e o novo comportamento do consumidor

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade média para o casamento no Brasil é de 30 anos e o número de casais sem filhos aumentou. Na prática, isso faz com que as pessoas demorem mais tempo para sair da casa dos pais e construir sua família, optando, no momento da escolha do imóvel, por opções compactas.

No entanto, buscando mais independência, os jovens que preferem sair da casa dos pais e morar sozinhos, os estudantes que mudam de cidade ou os trabalhadores temporários escolhem apartamentos pequenos para atender a essa nova necessidade.

Em muitos casos, como dos jovens empresários e estudantes, o apartamento compacto não é a “casa principal do proprietário”, mas sim uma espécie de estadia para os dias de semana. Aos sábados e domingos, eles retornam. Essa situação é atraente principalmente para aqueles que têm famílias em cidades próximas e querem evitar a viagem diária.

 

Estilo de vida

Os apartamentos compactos têm uma relação direta com o estilo de vida de jovens e empresários e com o aumento do número de pessoas que moram sozinhas. Também é normal passar mais tempo fora de casa do que dentro dela. De modo geral, as pessoas costumam realizar atividades externas, em áreas compartilhadas, trabalhar em um espaço coworking, fazer suas refeições na rua e passar um tempo na academia.

Por conta do trabalho, estudos e atividades de lazer, as pessoas praticamente só vão para casa para dormir. Então por que ter um espaço tão grande que não será utilizado? Essa tem sido a nova tendência na escolha de compra e aluguel de imóveis compactos em áreas bem localizadas.

Alguns imóveis compactos, chamados de studios (apartamentos pequenos sem divisórias entre quarto, sala e cozinha), são tendência no mercado imobiliário de grandes cidades ao redor do mundo. Eles podem ter entre 20 e 50 metros quadrados, e representam a mudança no perfil de famílias, a valorização da mobilidade e as questões econômicas.

 

 

Mais mobilidade em pontos privilegiados da cidade

Por estarem localizados em regiões centrais, próximos às áreas comerciais e de fácil acesso ao transporte público, os moradores podem deslocar-se facilmente sem ficarem presos no trânsito durante horas e horas.

Todavia, enquanto a metragem interna dos apartamentos diminui, as áreas de lazer crescem. Alguns condomínios de apartamentos compactos costumam oferecer opções de diversão para quem não quer sair de casa, como piscina, cinema, espaço gourmet e academia. Outra diferença observada nos apartamentos compactos é a ausência de vagas de garagem, aceitas com facilidade por moradores que valorizam a mobilidade.

 

 

Investidores

Além dos jovens solteiros e divorciados, quem procura imóveis para investir também é um público-alvo das construtoras nos lançamentos de apartamentos compactos que apresentam maior liquidez em vendas e aluguel. Imóveis pequenos, por sua vez, são a alternativa para morar em bairros mais valorizados por um preço reduzido.

 

Plano diretor

Algumas regras de zoneamento de grandes cidades influenciam na expansão dos imóveis pequenos. Segundo o SindusCon-SC, a legislação do plano diretor delimita a altura dos prédios a serem construídos em alguns pontos centrais e litorâneos, o que faz com que as construtoras repensem seus modelos de empreendimento com plantas menores, inserindo mais unidades por andar em seus projetos.

 

Onde alugar ou comprar o seu imóvel compacto

A SC Imóveis tem mais de 15 anos de experiência e conta com uma equipe de profissionais treinados e que conhecem as melhores opções para seus clientes sejam eles locadores ou locatários com garantia e segurança.

Localizada no Centro e na Praia dos Ingleses, ao norte da ilha de Florianópolis, a SC Imóveis possui inúmeras opções para quem procura por aluguel na capital catarinense.

A nossa imobiliária garante os melhores imóveis da região, pela proximidade com a praia e por estar localizada nos pontos de maior infraestrutura urbana do norte da ilha.

Nosso site conta com um refinado mecanismo de procura, com diversos filtros para que você encontre com mais facilidade os imóveis que se adequam às suas necessidades.

Entre em contato conosco por e-mail ou pelos telefones (48) 3239-1904 (Ingleses) e (48) 3224-5454 (Centro).

 

 

Fontes: http://sinduscon-fpolis.org.br/

               https://www.ibge.gov.br/

 

sc-imoveis-cta-casa-apartamento-ou-casa-em-condominio1