Férias escolares: 20 ideias para entreter as crianças

scimoveis

Conheça 20 dicas de atividades divertidas para não deixar as crianças entediadas durante as férias.

 

Para a maioria das pessoas, uma grande parte dos dias é marcada por algo que chamamos de rotina. Para quem tem filhos, a importância disso é ainda maior: acordar, preparar o café da manhã, acordar os filhos, certificar-se de que eles não se atrasarão para o colégio, cuidar das refeições…

A lista de atividades é longa e, como já é de se esperar, está totalmente atrelada a cumprir horários e tentar encaixar o máximo possível de tarefas nas 24 horas disponíveis no dia.

Nesse aspecto, o fato de as crianças e os jovens passarem várias horas dos seus dias estudando, na escola, acaba aliviando bastante as preocupações dos pais, possibilitando que possam se concentrar no trabalho e outras tarefas.

Agora, o que acontece quando essas crianças e jovens entram em férias? Para muitos pais isso significa desordem e total quebra da rotina, tendo crianças em casa por muito mais tempo, acordando em horários diferentes e por aí vai.

Mas como amenizar essa situação? O que fazer para entreter essas crianças com todo esse tempo disponível que elas têm?

Para lhe ajudar na busca pela solução, preparamos uma lista com 20 atividades excelentes para seus filhos ficarem entretidos e ocupados durante essas férias, e o melhor: podendo você também interagir bastante com eles.

1) Ir à praia

Sendo as férias de verão as principais do ano, começamos com uma das grandes sugestões para curtir essa época com as crianças: ir a praias. Especialmente se você mora em Florianópolis, você terá diversas opções para que as crianças brinquem na areia ou tomem banhos de mar.

2) Brincar com os animais de estimação

Se você tem um pet, ter uma criança em casa durante boa parte do dia representa uma ótima oportunidade para que ela interaja mais com o bichinho e aprenda melhor a lidar e cuidar dele. De quebra, também serve como exercício para ambos.

3) Construir e montar coisas

Crianças adoram fazer coisas com as próprias mãos e construir e montar coisas está entre as atividades favoritas de muitas delas. Essa é uma boa opção para interagir com os pais e outros adultos também, que podem supervisionar a atividade, seja montando um brinquedo ou ajudando a fazer coisas simples numa oficina.

4) Desenhar e pintar

Que criança não gosta de desenhar? É bom para desenvolver a capacidade motora, a imaginação e também é muito divertido. Presentear seus filhos com um novo kit de lápis de cor e canetas ou até mesmo pincéis, aquarela e tela para pintura certamente seria um sucesso.

5) Aprender a cozinhar

Cozinhar é uma habilidade útil para qualquer pessoa em qualquer época da vida. Então por que não começar a desenvolvê-la cedo? Pense em receitas divertidas para fazer, como bolos ou lanches, e chame a garotada para ajudar com os ingredientes e a preparação dos pratos como um todo.

 

 

6) Lanches com os amigos

Já que o assunto é culinária, por que não transformar uma refeição trivial num belo lanche com os amigos? Se estiver recebendo mais crianças em casa, prepare uma mesa com várias opções para que eles possam comer e conversar à vontade – esses são excelentes momentos para interagir e criar vínculos.

7) Tocar ou aprender algum instrumento

Aprender a tocar um instrumento musical contribui muito para o desenvolvimento das habilidades motoras e também da criatividade e raciocínio, seja de crianças ou adultos. Se o seu filho já toca algum instrumento, incentive-o a praticar e aprender músicas. Se ainda não toca, talvez esse seja o momento de dar a ele a oportunidade.

8) Cuidar do jardim

Ter um jardim em casa não é apenas algo bonito, mas também terapêutico para quem gosta de cuidar dele. Além disso, pode servir como mais um meio de interação e aprendizado sobre a flora para as crianças que ajudam nessa tarefa.

9) Andar de bicicleta

A utilização de uma bicicleta antes de se atingir a maioridade e poder dirigir carros ou motos é algo marcante na vida de muitas pessoas. Não só é um meio de transporte, mas também de socialização e divertimento. Estando o seu filho de férias, o momento é ótimo para curtir tardes e manhãs ensolaradas sobre duas rodas, servindo ainda como exercício.

10) Visitar amigos e recebê-los em casa

Basta ter sido criança um dia para saber a empolgação que se tem ao saber de uma visita à casa de amigo ou que um amigo virá à sua casa. Esses são momentos da juventude que serão sempre lembrados, então é importante que os pais permitam que seus filhos visitem amigos e também estejam de braços abertos para que seus amigos venham à sua casa brincar e aproveitar.

11) Brincadeiras na piscina

Durante o verão poucas coisas são melhores que bons banhos de piscina. Se forem regados a brincadeiras, melhor ainda! Se você tem uma piscina em casa, considere também organizar uma festa com amigos do seu filho para que todos aproveitem a água e divirtam-se juntos.

12) Festas do pijama

Sabe o velho hábito de dormir na casa de amigos e vice-versa? Festas do pijama são grandes eventos para a maioria das crianças, justamente por estarem com amigos em horários que normalmente não estariam. Se o seu filho é tímido, encoraje-o a dormir na casa dos amigos e também receba os amigos dele em casa.

13) Assistir a filmes

Seja indo ao cinema ou curtindo em casa, assistir a filmes pode deixar as crianças grudadas na tela por algumas horas. Isso é ótimo para que elas conheçam novas histórias e se divirtam, mas tenha cuidado para que elas não fiquem tempo demais paradas e expostas à televisão. Pausas são recomendadas.

14) Fazer piqueniques

Já pensou em fazer um lanche durante um passeio sem precisar ir a um restaurante ou lanchonete? Pois uma ótima forma de unir o melhor dos dois mundos é escolhendo um belo local para passear e fazer um piquenique. Priorize os alimentos leves e fáceis, bons para comer com as próprias mãos, e aproveite esse momento que, com certeza, é uma quebra na rotina de qualquer um.

15) Passeios ecológicos

É difícil encontrar uma criança que não sinta curiosidade em relação à fauna e à flora como um todo. Sendo assim, passeios ecológicos são ótimos para que as crianças se divirtam e desenvolvam o gosto por aquilo que está presente fora das cidades – que é algo que muitos adultos também acabam sentindo falta.

 

 

16) Idas e brincadeiras em parques

Falando em passeios ecológicos, algumas cidades, como Florianópolis, contam com parques que oferecem esse contato com a natureza sem precisar se distanciar do meio urbano. Arborizados e com boas áreas para relaxar, brincar e praticar todo tipo de atividades, levar seus filhos para aproveitar uma tarde num deles é uma aposta certa.

17) Praticar esportes

A prática de atividades físicas é um tema que nunca perde relevância. Especialmente na juventude, certificar-se que seu filho se exercita é mais uma forma de garantir o seu bom desenvolvimento. Se for um esporte de grupo, como futebol, basquete ou artes marciais, melhor ainda, pois ele também aprenderá a socializar melhor com outras pessoas.

18) Jogos de tabuleiro e cartas

Nem toda brincadeira requer movimentação e agito, e jogos de tabuleiro e cartas são ótimos exemplos disso. Por isso, tenha em casa algumas opções para jogar você mesmo com seus filhos ou então oferecer para que eles e os amigos joguem. Muitos são ótimos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e aprendizado em geral.

19) Jogos eletrônicos

Muitos pais pensam que jogos eletrônicos não devem ser encorajados de forma alguma, mas isso não é verdade. Inclusive, uma ótima ideia seria demonstrar interesse pelos games que seus filhos gostam. Se você puder jogar com eles, melhor, caso contrário, simplesmente estar presente e assistir ao jogo já é uma boa forma de estreitar laços.

20) Ir a shows, teatros e outros eventos

Na hora de entreter crianças e curtir momentos com elas também é preciso saber aproveitar as oportunidades que surgem, como é o caso dos eventos. Se você ficou sabendo de algum show, teatro, exposição ou qualquer outra atração propícia para crianças, não deixe a chance passar e garanta sua presença com a garotada.

 

ebook-gratuito