Férias: dicas de roteiro para curtir Florianópolis em família

scimoveis

Planeja uma estadia com a família em Floripa no verão? Confira essas dicas imperdíveis para suas férias.

Planejar uma viagem em família nem sempre é uma tarefa fácil. Quanto mais pessoas estiverem no grupo, mais gostos diferentes, preferências, e por aí vai. Isso significa que é prudente fazer um certo planejamento para saber, com antecedência, quais são os lugares indicados para que todos possam aproveitar a viagem por igual.

Em matéria de férias de verão, muitas pessoas podem achar que o principal de Floripa são as festas, baladas, praias da moda e vida noturna. É verdade que esses são os grandes atrativos da cidade, no entanto a capital tem muito mais a oferecer, o que inclui muitas opções para o público familiar.

Tendo justamente esse tão importante público em mente, elaboramos uma lista de dicas para você que vem a Floripa aproveitar momentos com o marido, esposa, filho ou filha e quer ter certeza de que o roteiro de vocês será inesquecível para todos.

 

Praias

É claro que vamos começar com elas: as praias. E opções não faltam. Com mais de 100 praias no leque de escolhas, você e sua família podem aproveitar várias delas durante a estadia na ilha. Entre as mais famosas, algumas que atendem muito bem o perfil familiar, com boas faixas de areia e áreas próprias para banho, são Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Daniela e Barra da Lagoa.

Parques

Os parques são ótimas opções para curtir um dia ao ar livre e próximo da natureza sem precisar se distanciar das facilidades do meio urbano. Duas excelentes escolhas são o Parque Ecológico do Córrego Grande e o Parque Jardim Botânico de Florianópolis, no bairro Itacorubi. Se estiver com a tarde toda livre, além de passear, um piquenique também é uma boa pedida.

Trilhas

Floripa dispõe de várias trilhas para os entusiastas do ecoturismo. É importante, no entanto, que você escolha aquelas que são adequadas para o seu grupo. Algumas exigem mais experiência, são mais longas e têm grau de dificuldade elevado, enquanto outras são praticamente caminhadas em meio à natureza. Se você e sua família curtem esse contato e uma dose saudável de aventura, as trilhas são um prato cheio.

Atividades à beira-mar

Estando numa ilha, é de se esperar que você encontre várias áreas públicas à beira-mar nas quais você pode apreciar a vista, fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta e afins. Alguns locais, inclusive, alugam bicicletas, o que também pode acabar sendo uma excelente atividade em família. Se você vem para Floripa, pelo menos a famosa Beira-Mar Norte precisa entrar no seu roteiro.

Dunas

Alguns locais, como a Praia da Joaquina (logo após a Lagoa da Conceição), contam com belíssimas dunas de fácil acesso ao público. Nas da Praia da Joaquina, em especial, você tem uma linda vista panorâmica da região, podendo conferir detalhes sobre a vegetação e o relevo. Você pode acabar trazendo um pouco de areia consigo no caminho de volta, mas certamente vai valer a pena.

Passeios de barco

Em diferentes pontos da capital você encontra companhias que oferecem variados passeios de barco. Por exemplo: na Beira-Mar Norte, você pode embarcar para conhecer as Ilhas de Ratones; na Lagoa da Conceição, pode pegar uma embarcação para visitar os diversos pontos da Costa Lagoa, que têm cachoeiras, pequenas praias de água doce e restaurantes; no Pântano do Sul e Matadeiro, pode encurtar o caminho de uma trilha para conhecer a famosa Praia da Lagoinha do Leste; e muito mais.

Projeto TAMAR

Para quem é fã ou sente pelo menos curiosidade em relação a animais e biologia, o Projeto TAMAR é parada obrigatória. Trata-se de um projeto conservacionista muito importante e que ganhou um espaço especial na cultura florianopolitana por suas contribuições na preservação da vida de tartarugas marinhas. No Projeto, que fica na Barra da Lagoa, é possível ver as grandes tartarugas nadando e ainda conferir várias peças curiosas sobre a vida marinha.

Visita aos fortes

Se você e sua família curtem uma dose de história, vão adorar conhecer algumas das fortalezas da ilha. Elas foram construídas pelos portugueses com a intenção de servirem como sistema de defesa contra invasões de espanhóis no século 18. Hoje não há mais perigo de invasão, mas esse legado histórico permanece, como é o caso das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, que são as mais famosas.

 

Esportes radicais

Em Floripa e indo além, para o continente, você encontra também alguns esportes radicais que podem servir de entretenimento caso sua família seja do tipo destemida. Passeios de parapente, tirolesa, escalada e rafting são alguns exemplos de modalidades oferecidas por algumas companhias especializadas e que combinam perfeitamente com o verão.

Lagoa da Conceição e a Av. das Rendeiras

A Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, é um local multifacetado. Ela oferece, literalmente, entretenimento e recursos que podem servir para um dia inteiro. Seus bares e restaurantes têm boas opções sobre o que comer e beber e a lagoa em si permite que você relaxe próximo à água, pratique um pouco de stand up paddle, ande de pedalinho e muito mais.

Lagoa do Peri

No sul da ilha, um dos destinos mais procurados por famílias é a Lagoa do Peri. Com áreas que permitem o banho, uma bela vista e estrutura como banheiros e espaços com churrasqueiras, o local está sempre movimentado durante o dia. Para quem quer dar um tempo da água salgada dos mares e aproveitar uma conexão um pouco diferente com a natureza, a Lagoa do Peri também é um bom destino.

E aí, conseguiu imaginar como você e sua família vão curtir essas próximas férias em Florianópolis?

GUIA-FLORIPA