Férias com crianças: dicas de roteiros e atividades para os pequenos

scimoveis

Se você vai viajar com crianças, não pode perder as dicas de roteiros que separamos para você viver o que Florianópolis tem de melhor para aproveitar em família.


É possível tomar banho de lagoa, fazer trilha ecológica, ver jacaré, apreciar arte, cinema e cultura, aprender sobre meio ambiente ou apenas contemplar a natureza e os resquícios de Mata Atlântica na cidade. Se você vai viajar com crianças, não pode perder as dicas de roteiros que separamos para você viver o que Florianópolis tem de melhor para aproveitar em família.

O Centro Integrado de Cultura (CIC) localizado na Beira-Mar Norte, abriga grandes salas de exposição, biblioteca, cinema, o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, as Oficinas de Arte, a Escolinha de Arte. É a casa das manifestações artísticas do estado, oferecendo diversas atividades gratuitas, como sessões de cinema infantis, oficinas e o projeto Família no Museu (com visitas agendadas), além de amplo estacionamento e acessibilidade a todos os ambientes. Uma ótima opção de roteiro cultural em família em qualquer estação, sendo ainda uma alternativa para os dias chuvosos que impossibilitam atividades ao ar livre.

O Parque de Coqueiros foi construído no aterro remanescente à construção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo (antigo Saco da Lama). O local tem fácil acesso na parte continental de Florianópolis e uma linda vista para a Baía Sul. Sendo perfeito para um piquenique, a estrutura do parque conta também com pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, banheiros, quadras de esportes e estacionamento.

 

Leia também: 7 sugestões para planejar suas férias em Florianópolis

 

A Lagoa do Peri é uma Unidade de Conservação garantida por legislação federal e faz parte de um conjunto de áreas resguardadas para a manutenção dos recursos naturais a longo prazo. Os 20 km² do parque da Lagoa do Peri foram criados para resguardar os 5 km² de espelho d’água da lagoa. Durante o verão, o parque é destino certo de famílias e crianças que procuram um lugar mais tranquilo que os mares agitados.

Parque Estadual do Rio Vermelho possui aproximadamente um quilômetro de trilha em meio à Mata Atlântica, ouvindo-se inclusive o barulho dos animais silvestres. São cerca de 40 minutos de percurso guiado, mediante agendamento em grupos de até 30 pessoas, onde é possível conhecer o trabalho de reabilitação de animais do Centro de Treinamento de Animais Silvestres. Além de trilhas ecológicas, o parque conta com viveiro de mudas, espaço para camping, restaurante, banheiros, quiosques com churrasqueiras, mesas de jogos e estacionamento.

 

Leia também: Verão em Floripa: as 12 melhores praias para se conhecer na ilha

 

O Parque Municipal do Córrego Grande com cerca de 21 hectares possui trilhas (incluindo uma acessível para cadeirantes), parque infantil, academia ao ar livre, horta, pista de caminhada, quadra poliesportiva, lago com jacarés e tartarugas e estacionamento. O parque é a sede do departamento de Educação Ambiental da Floram, que ministra cursos de conscientização ecológica nas escolas e oficinas.

Durante a semana, os visitantes também podem agendar visitas ao borboletário Woody Benson, que possui espécies de insetos nativos da ilha.

 

Leia também: Férias: dicas de roteiro para curtir Florianópolis em família
A Lagoa da Chica, no bairro Campeche, foi tombada como patrimônio natural e paisagístico pela prefeitura em 1988. Com seus 14 mil m², é um ótimo lugar para levar as crianças e ter contato com a natureza. A lagoa conta com diversas intervenções urbanísticas, como deque, academia ao ar livre, parquinho para as crianças, uma trilha em volta da lagoa e um caminho que vai direto à praia (com acessibilidade para cadeirantes).

 

GUIA-FLORIPA