Decoração: horta vertical, plantas em vasos e jardim de inverno

scimoveis

Pessoas modernas buscam cada vez mais o contato com a natureza. Com o mundo cada vez mais urbano, as pessoas estão buscando alternativas para trazer a natureza para perto e até para dentro de casa.

O contato com o verde em casa pode oferecer tranquilidade e bem-estar para aguentar as pressões do dia a dia.

A decoração com plantas está em alta e muitas pessoas estão criando seu próprio cantinho verde. Para orientá-lo nesse novo projeto, apresentamos três ideias fascinantes para montar e apaixonar-se. Deixe a beleza natural conquistar sua casa!

Horta vertical

Uma das soluções decorativas que está fazendo a cabeça de muita gente é a horta vertical. Mas o que é a horta vertical? Horta vertical ou horta suspensa nada mais é que uma técnica de jardinagem que utiliza ervas, hortaliças e outras plantas penduradas por um suporte de madeira ou de ferro, com o objetivo de crescerem no sentido vertical.

A ideia surgiu como uma solução para a pessoa ter seu próprio jardim sem ele ocupar muito espaço. A horta vertical é justamente indicada para quem tem pouco espaço em casa. É bastante utilizada em apartamentos, principalmente na área da sacada. O cultivo de plantas, ervas e hortaliças em casa traz muitos benefícios, além de transformar-se em um cantinho reservado e tranquilo.

Plantas em vasos

É a decoração mais comum em casas e apartamentos. Mesmo sem um jardim, o morador pode optar por distribuir algumas plantas pela casa, fazendo uma decoração mais verde. O local fica mais bonito e mais aconchegante. Vários ambientes da casa podem receber as plantas, como a sala, os quartos, a cozinha e até o banheiro.

A escolha do ambiente vai depender da iluminação, já que a maioria das plantas necessita de luz natural para sobreviver. A dica é priorizar sempre as áreas mais iluminadas, próximas de janelas. É importante lembrar que algumas plantas não gostam de tomar sol direto, vai depender da espécie escolhida. Por isso, veja bem se a planta escolhida encaixa-se no seu ambiente.

A escolha das plantas também precisa seguir sua ideia de decoração. Opte por plantas mais coloridas e com formatos diferenciados, que trazem um charme para o ambiente. Marantas, antúrios e jiboias são algumas plantas perfeitas para se ter em casa.

Plantas com vasos também podem ser utilizadas na parte externa na casa, neste caso com mais liberdade de escolha. O fícus, o cacto, a espada-de-são-jorge e a palmeira-ráfia são algumas das opções.

Jardim de inverno

Esse cômodo extra da casa, criado para recreação em dias de chuva, ganhou uma nova utilidade nos últimos anos. Com o objetivo de criar um ambiente mais “natural”, os arquitetos e decoradores inventaram um espaço extra para cultivar plantas e flores.

Esse ambiente servirá de integração entre o restante da casa e o jardim e será um refúgio para os moradores. Além das plantas, a dica é decorar o local com bancos e até mesmo com esculturas. Samambaias, lírios-da-paz, palmeiras-ráfia e bromélias são plantas muito utilizadas.

O jardim de inverno pode ser de três tipos: sem paredes, sem teto e em pequenos espaços.

  • Sem paredes: Geralmente ficam localizados dentro da casa ou do apartamento e não possuem paredes. Na maioria dos casos, este jardim é coberto;
  • Sem teto: Este tipo de jardim localiza-se na parte externa da casa e não possui cobertura. Às vezes, é preciso colocar paredes de vidro para não interferir no ambiente interno, quando chove, por exemplo;
  • Pequenos espaços: A falta de espaço na maioria das construções faz muita gente optar por este tipo. Na maioria dos casos, é utilizado na forma vertical, otimizando os espaços e revestindo a parede com plantas e flores diversas.

Gostou das nossas dicas de decoração? Então indique a leitura do post para um amigo e curta nossas redes sociais. Também não deixe de acessar o nosso blog!

.

sc-imoveis-cta-infografico-investir-em-florianopolis