8 dicas para decoração da sala

scimoveis

A sala é normalmente o ambiente onde recebemos as visitas na nossa casa e só por isso ela já precisa ser aconchegante. Mas toques de beleza, funcionalidade e praticidade também são muito bem-vindos na hora de pensar na decoração da sala.

O empecilho, no entanto, se mostra na hora escolher as peças e as referências que serão utilizadas neste que normalmente é o maior cômodo da casa. Mas nada de loucuras. Neste post separamos oito dicas fáceis para fazer uma decoração da sala bonita, prática e muito a sua cara.

Como fazer uma decoração da sala em 8 passos

1 – Em ambientes pequenos, menos é mais

Quando vamos às lojas de decoração e móveis, costumamos nos apaixonar por dezenas de itens. Mas colocar todos eles em um mesmo cômodo é um grande erro, especialmente se ele não é tão grande.

Quando estiver pensando na decoração da sala, foque primeiro nos móveis e itens que você julga essenciais. Por exemplo: sofá, mesa de centro, rack, televisão, luminária, cadeiras. Apenas depois vá acrescentando os objetos de decoração e sentindo o que ainda falta e o que ficaria exagerado.

decoração da sala

decoração da sala

2 – Escolha apenas um estilo de decoração

Contemporâneo, minimalista, oriental, rústico, moderno, retrô, provençal. Escolha apenas um estilo de decoração para nortear como você irá preencher a sua sala. Desta maneira, você tem mais garantia de que as referências e itens irão se complementar e não dar a impressão de uma casa entulhada de peças sem sentido.

decoração da sala

decoração da sala

decoração da sala

3 – Os móveis maiores devem ser preferencialmente de cores mais neutras

O sofá, as poltronas, o móvel da parede e os armários costumeiramente são os mais caros de ser adquiridos para a decoração da sala. Por isso, é interessante investir em peças mais lisas e neutras. Assim você pode mudar as cores da sala quando se enjoar trocando apenas os acessórios. O mesmo vale para o estilo do cômodo e até para reformas mais estruturais.

No caso de salas pequenas, evite os móveis mais escuros porque eles dão a impressão de que o cômodo é ainda menor.

decoração da sala

4 – O poder de uma parede pintada

Mudar a cor de uma parede é uma opção simples (e relativamente barata) e pode dar uma cara completamente nova para a decoração de um cômodo. O ideal é escolher uma cor mais clara se todas as paredes forem pintadas ou apenas uma parede para receber uma cor mais forte.

Outra opção é investir em papéis de parede. É possível encontrar alternativas tanto de padrões quanto de cores e dar um ar completamente novo para um cômodo sem necessariamente investir tanto em material.

decoração da sala

5 – Invista em espelhos como parte da decoração da sala

Os espelhos são ótimos truques de decoração, porque além de agirem como enfeites também têm a capacidade de dar a sensação de amplitude em ambientes pequenos. Para isso, opte por um espelho grande em algum ponto da sala.

As opções mais comuns são diversos espelhos pendurados em uma mesma parede com molduras diferentes e espelhos maiores e mais básicos como pontos de interesse de uma parede.

Mas aqui vale duas ressalvas: não coloque espelhos em mais de duas paredes diferentes como parte da decoração de sala a não ser que ela seja realmente muito grande; também não coloque espelho de frente para locais onde as pessoas olham muito, como em cima da mesa de jantar ou da televisão.

decoração da sala

decoração da sala

6 – Para mostrar personalidade, use quadros na parede

Um espaço vazio na parede pode ser um local perfeito para um quadro grande ou vários pequenos. Essa é uma forma de imprimir personalidade e até um pouco de humor na decoração de um ambiente.

decoração da sala

decoração da sala

decoração da sala

7 – Pontos de cor pelo ambiente

Como já comentamos, o ideal é que você tenha móveis maiores mais neutros para que eles possam ser combinados com outras peças menores com mais facilidade. Para esses objetos, entretanto, é interessante que se escolha opções mais coloridas – tanto baseadas em um mesmo tom ou completamente contrastantes.  

Investir em objetos coloridos como almofadas, abajures, tapetes, vasos e quadros também é uma excelente maneira de permitir que se decore o ambiente mais vezes por ano sem que se tenha de reservar muito dinheiro para isso.

decoração da sala

decoração da sala

8 – Plantas também podem fazer parte da decoração

As plantas não são exclusividade do jardim. Elas têm a capacidade de deixar um ambiente mais fresco e com um ar acolhedor. As melhores opções para apartamentos e casas é de pequenos vasinhos colocados em locais com boa exposição de luz ou um grande vaso de uma planta maior.

A escolha de qual planta colocar depende, mais uma vez, do estilo que você escolheu para a decoração da sala.

decoração da sala

decoração da sala

 

cta-blog-sc-4-VendaELocacao