Cozinha planejada para apartamento: superdicas para aproveitar bem os espaços

scimoveis

A cozinha facilmente pode se tornar o cômodo mais complicado de uma casa. Isso porque os espaços costumam ser pequenos e precisam acomodar uma grande quantidade de objetos, utensílios, eletrodomésticos e pessoas andando ao mesmo tempo.

No entanto, investir no planejamento de uma cozinha não é só uma maneira de ter uma vivência melhor em um ambiente bonito e organizado. É também uma forma de ganhar valor de revenda no seu imóvel, uma vez que ao verem uma cozinha bem projetada os compradores irão perceber que não terão de colocar muito dinheiro para remodelá-la. Aliás, cozinhas datadas e pouco funcionais têm a capacidade de acabar com um negócio como nenhum outro cômodo de um imóvel.

E uma boa maneira de aproveitar cada cantinho disponível é investir em uma cozinha planejada para o seu apartamento. Desta maneira, gavetas, portas, armários e bancadas serão pensadas para tornar todo o espaço mais dinâmico.

Uma cozinha planejada para apartamento pode ser feita de duas formas diferentes: com móveis modulares (ou seja, comprados em lojas com dimensões pré-estipuladas, mas que se adaptam a diversos projetos) ou com móveis sob medida (que são mais caros, mas realmente pensados de forma exclusiva e para otimizar cada centímetro do seu imóvel).

Dicas para fazer um bom projeto de uma cozinha planejada para apartamento

1 – Escolha com atenção o material da bancada

Uma bancada de cozinha não pode ser apenas bonita. Ela precisa ser de um material que tenha uma boa relação com água e objetos pontiagudos.

O granito é um dos materiais mais famosos das cozinhas planejadas de apartamentos porque são incrivelmente fáceis de limpar, resistentes e amigas da água. Outra queridinha é a bancada de madeira. No entanto, nesse caso é melhor optar por MDF, que é de bastante qualidade, resistente e dá um ar aconchegante à cozinha. As duas dicas aqui seriam não colocar um MDF com menos de 18mm de espessura nem sem algum tipo de impermeabilização.

Outras alternativas mais modernas são o aço inox e o concreto tratado.

2 – Iluminação

A cozinha é um local que necessita de bastante luz. Mas às vezes contar só com a natural e com a luz de teto não é suficiente, não é mesmo? Por isso é interessante colocar alguns spots embaixo dos armários suspensos para trazer mais iluminação especialmente para a área da pia e do balcão.

3 – Coloque pontos de cor

A escolha das cores da cozinha e dos móveis deve refletir a sensação que você deseja transmitir. Por exemplo: se a ideia é algo mais quente, animado, agitado, cores fortes como vermelho, amarelo e laranja são boas opções. Se a proposta é algo mais relaxante, que tal colocar bastante branco, cores clarinhas e tons metálicos?

De qualquer jeito, invista em detalhes coloridos em pontos da cozinha – pode ser em uma miniparede de azulejos, portas dos armários, panelas coloridas em display, cortina, entre outros.

4 – Tomada nunca é demais

Uma coisa que normalmente acontece em projetos de cozinha planejada para apartamento é que toda a atenção fica voltada para os móveis e os eletrodomésticos e se esqueça de um detalhe bastante importante: as tomadas.

Além das reservadas para cooktop, forno elétrico, geladeira, microondas e filtro e água, é importante ter outras em cima da bancada para garantir a colocação de eletrodomésticos esporádicos.

5 – Escolha os eletrodomésticos antes de iniciar o projeto

Comprar os eletrodomésticos só depois de a cozinha planejada estar pronta é um erro. Às vezes, os nichos ficam em tamanhos fora do padrão e é necessário uma busca muito mais extensa para um eletrodoméstico que sirva nele – o que pode prejudicar a sua funcionalidade.

6 – Cuidado com as alturas

Os armários inferiores de uma cozinha planejada devem ficar a, pelo menos, 18 centímetros do chão, assim facilita a limpeza! Já os aéreos devem começar 60 cm acima dos balcões. Os superiores devem ser mais rasos do que os superiores – normalmente a proporção de 35/40cm para 65cm. O padrão ideal de altura de um balcão é de 90 cm.

Veja exemplos de cozinhas planejadas em apartamentos:

cozinha-16

 

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

 

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cozinha planejada para apartamento

cta-blog-sc-4-VendaELocacao