Como preparar a casa para o inverno?

scimoveis

preparar a casa para o inverno

Você já deve ter reparado que o nosso organismo se prepara para a chegada da época mais fria do ano abrindo o nosso apetite como forma de armazenar mais gordura. Da mesma forma, a casa deve passar por alguns ajustes para enfrentar as temperaturas mais baixas. Confira no texto abaixo como preparar a casa para o inverno. Vamos lá?

Dicas para preparar a casa para o inverno

  1. Texturas convidativas e cores cálidas ajudam a aquecer a casa

Essa é a hora de trocar os tecidos de almofadas e acessórios e tirar aquelas mantas do armário. Para manter a casa mais acolhedora use mantas de lã sobre sofás e poltronas. Se possível, coloque tapetes mais felpudos, que aquecem o ambiente de forma suave e acolhedora.

Invista nas texturas mais pesadas, mas lembre-se que as cores cálidas – amadeiradas na paleta do vermelho ao verde musgo – também colaboram para a sensação de aquecimento. Também vale aumentar a quantidade de almofadas no sofá. Acessórios que esquentam fazem bem ao corpo e à alma.

  1. Deixe o ar circular

As baixas temperaturas dão aquela vontade de deixar a casa toda trancada. Mas, acredite essa não é a opção mais saudável. O ar frio propicia o aparecimento da umidade, por isso você deve deixar o ar circular e arejar bem a casa. Escolha as horas mais quentes do dia, de preferência o sol da manhã, e abra todas as janelas. Essa é uma boa hora também para colocar ao sol travesseiros, cobertores, edredons e até os casacos mais pesados. Deixe-os cerca de 40 minutos e depois guarde-os em local arejado.

  1. Cuide do seu jardim

É preciso dar atenção às plantas, para não sofram com a chegada do frio. Muitas não têm resistência para suportar os dias mais frios do inverno e merecem cuidados especiais. Plantas em vasos podem ser trocadas de lugar e até guardadas dentro de casa.

  1. Faça uma limpeza nos armários

Você pode preparar a casa para o inverno aproveitando para fazer uma limpeza nos armários. Sempre temos alguma roupa que usamos menos e acabam ficando esquecidas. Essa é uma ótima hora para tirar tudo, fazer uma limpeza e remover qualquer bolor ou início de mofo. O ideal é deixar o armário vazio por algumas horas e depois fazer uma nova arrumação. Aproveite e troque de lugar as roupas de verão com as de inverno para deixá-las mais acessíveis. Aproveite também para doar roupas e cobertores que você não usa mais. Com certeza eles serão úteis para as pessoas que precisam.

  1. Exponha objetos que dão a sensação de calor

Racleteiras, aparelhos de fondue e vários outros apetrechos de cozinha são a cara do inverno e remetem às receitas quentinhas e saborosas, que dão uma sensação de bem-estar ao corpo. A dica é tirá-los do armário e expô-los para que fiquem bem à vista. Além de um ótimo recurso de decoração, eles remetem à sensação de calor.

  1. Aposte nas velas de todos os tipos, cores e tamanhos

Se você tem crianças em casa ou animais de estimação, nem precisa acendê-las, ainda que a luz proporcionada aqueça o ambiente visualmente. Mas só o fato de estarem ali já produzem uma sensação de conforto. Aposte em velas de todos os tipos e tamanhos, em aparadores nos degraus da escada e até no chão, em gaiolas de ferro, grandes candelabros ou em tocos de árvore pelo jardim.

  1. Faça uma revisão no sistema de aquecimento

Quando o assunto é preparar a casa para o inverno, não podemos esquecer do sistema de aquecimento. Mesmo que o ideal é não tomar banhos muito quentes, no inverno a maioria das pessoas não gosta de água fria. Para não ser pego de surpresa nos dias mais frios, faça uma revisão no seu sistema de aquecimento de água, aquecedor ou boiler. Se o chuveiro for elétrico, não se esqueça de ter sempre em casa, uma resistência extra para emergências.

Que tal começar agora mesmo a colocar essas dicas em prática?

ctas-blog-1024x128-2-Decorar