6 dicas para comprar terrenos em Florianópolis

scimoveis

A maioria das pessoas pensa em Florianópolis apenas como um destino turístico. Porém, a cidade também é uma excelente escolha para aqueles que desejam morar ou investir num local que possui as qualidades do clima litorâneo, sem abrir mão das vantagens de uma capital.

Nessa hora, o ideal é fazer um bom estudo e cruzar informações com os seus recursos e objetivos. Floripa está repleta de boas opções, mas cada terreno, região e bairro apresenta suas particularidades.

Por esses e outros motivos, preparamos uma seleção de dicas para você acertar em cheio na sua busca por terrenos em Florianópolis. Confira:

 

1) Seja consciente em relação ao seu orçamento

Parece óbvio, mas de vez em quando há quem se coloque em situações desfavoráveis por ter feito uma avaliação superficial do próprio orçamento.

Antes de tomar qualquer decisão – e até mesmo para fazer melhor uso do seu próprio tempo –, coloque tudo no papel e tenha clareza em relação à quantia que você dispõe para investir. Não superestime o seu poder de compra.

Esse é o primeiro passo para você afunilar suas opções e começar a sondar terrenos que realmente representem bons negócios para você.

2) Informe-se a respeito das regiões e bairros

Dentro de uma mesma cidade você encontra bairros e regiões totalmente diferentes uns dos outros. Cada um tem seus prós e contras e você deve analisá-los com cuidado.

Busque saber quais têm mais ou menos atividade comercial, maior ou menor área residencial, acesso facilitado a serviços diversos, infraestrutura, perspectivas de desenvolvimento e como é a valorização de imóveis no local.

Alinhar essas variáveis com o seu próprio perfil é mais um passo importante para a tomada de boas decisões.

3) Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado

Por mais que a sabedoria popular nos ensine que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, ainda assim há casos de pessoas que acabam sendo prejudicadas por fazerem negócios que, literalmente, seriam bons demais para serem verdade.

Dessa forma, é importante que você se mantenha ciente dos padrões praticados pelo mercado no que diz respeito a preços, documentações e até mesmo à qualidade dos terrenos.


4) Verifique os desníveis

Não confie apenas em fotos ou avaliações feitas visualmente. Terrenos acidentados ou desnivelados, por exemplo, podem trazer dores de cabeça para aqueles que os adquirem.

Você deve avaliar: há desnível? Se sim, para onde ele é e qual é sua intensidade?

Dependendo da situação, o aterramento pode exigir mais recursos e sair mais caro do que você imaginava inicialmente.


5) Atenção redobrada a normas e documentações

Dependendo do terreno em questão, pode ser que você tenha que tomar providências em relação a documentações específicas, como é o caso dos terrenos de marinha.

Seja qual for a situação, a última coisa que você deseja é concretizar um negócio para, só depois, ficar sabendo que nem tudo ocorreu dentro da legislação. E isso pode significar mais gastos e incômodos para você.


6) Confie no serviço de uma empresa qualificada

Aquilo que é sonho de muitos – adquirir um terreno em Florianópolis – pode acabar não saindo como o planejado se a pessoa não tomar a devida atenção em cada aspecto desse processo.

Seja por questão de dúvidas ou mesmo para garantir a segurança e o bom direcionamento do seu investimento, contar com o auxílio de uma empresa especializada é sempre uma boa estratégia.

Busque aquelas que possuem um bom portfólio, bom atendimento e equipe experiente.

Essa é uma das melhores formas de assegurar que, no fim de tudo, restará apenas a satisfação por ter feito um excelente negócio.