5 dicas de decoração para aproveitar bem o espaço

scimoveis

Os imóveis compactos têm uma relação direta com o estilo de vida e com o aumento do número de pessoas que moram sozinhas. Outra tendência é passar mais tempo fora de casa.

Os imóveis compactos têm uma relação direta com o estilo de vida e com o aumento do número de pessoas que moram sozinhas. Outra tendência é passar mais tempo fora de casa.

A mudança no perfil de moradores reflete no aumento da oferta de compra e aluguel de imóveis compactos em áreas bem localizadas. Com uma área menor, a utilização do espaço, a circulação e a funcionalidade devem estar aliadas à decoração.

Confira 5 dicas de decoração para o aproveitamento de espaços compactos.

Funcionalidade

Para um imóvel funcional, a regra de ouro é que tudo deve ser aproveitável. Calcular as medidas antes de adquirir um móvel novo e aproveitar ambientes e móveis já existentes. As escadas podem ser lugar de armazenamento; bancos, charmosas mesas de cabeceira.

 

 

 

Escolha móveis que possam oferecer pelo menos duas funções, dando versatilidade a todos os elementos do imóvel, limitando o número de móveis e ganhando espaço de circulação sem perder a funcionalidade.

Sob medida

Os móveis sob medida são, sem dúvida, a solução ideal para espaços compactos. Produzido sob medida, o móvel pode aproveitar ao máximo um recuo da parede, um canto da sala e até os espaços atrás de portas.

Os móveis sob medida também são uma ótima alternativa, porque podem ser adaptados à funcionalidade necessária, como uma cama com gavetas ou bancadas de cozinha com mesas extensíveis.

Outra dica importante para ganhar espaço é dar preferência a portas corrediças, tanto no imóvel como nos móveis. A abertura das portas limita o aproveitamento dos espaços e optar pelos modelos corrediços é uma excelente alternativa.

Espaços suspensos

A integração dos ambientes como cozinha e sala, por exemplo, requer uma quantidade menor de móveis para facilitar a circulação. Prateleiras, nichos organizadores e armários aéreos são ideais para a organização e para a decoração de todos os ambientes.

A dica vale também para o dormitório, o banheiro e a área de serviço. Aproveitando as paredes de forma criativa e harmoniosa, é possível ampliar e liberar espaço de circulação.

 

 

Cor e Luz

As cores neutras e claras sempre lideram o ranking de dicas para espaços pequenos. Uma cartela de tons claros é essencial para ter a sensação de um ambiente mais amplo.

Vale apostar em papéis de parede com fundo claro e em móveis no mesmo tom, deixando para criar pontos de luz e atenção em objetos de decoração, como molduras de quadros, almofadas e luminárias.

A iluminação é uma grande aliada da cor, complementando a sensação de amplitude. A luz branca é ideal para espaços pequenos e os pontos de luz devem ser colocados de forma que evitem a formação de sombras.

Espelhos

A funcionalidade dos espelhos vai muito além de nos apresentar nossa imagem. Eles também ajudam a ampliar o ambiente por meio do reflexo. Uma dica valiosa é cobrir espaços de parede com espelhos para criar profundidade.

Outra sugestão é anexá-los à porta de armários, economizando espaço e ampliando o ambiente. Móveis como aparadores, base de mesas e mesas laterais em espelho também são funcionais, pois refletem a luz e não comprometem a decoração.

 

ctas-blog-1024x128-2-Decorar