3 dicas de roteiro em SC para os amantes de cerveja

scimoveis

Um dos estados mais visitados por turistas durante o ano todo, Santa Catarina encanta com as suas belezas naturais, suas praias e cachoeiras deslumbrantes e seu povo hospitaleiro. Mas o estado catarinense também chama a atenção para uma “arte” que cada vez mais ganha adeptos e apreciadores. Estamos falando da produção de cervejas artesanais.

Por ser um estado colonizado por imigrantes alemães, a receita dessa bebida tão especial foi trazida pelos primeiros germânicos que se instalaram na região, em 1829. A partir dessa época, a produção só cresceu e hoje a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros. Em Santa Catarina, é possível encontrar em municípios colonizados por alemães diversas fábricas de cervejas artesanais. Blumenau destaca-se entre essas cidades.

Dicas de roteiro em SC para quem aprecia uma boa cerveja artesanal

Ficou curioso para saber quais são os municípios que oferecem as melhores cervejas em Santa Catarina? Então embarque conosco nesta viagem e conheça três dicas de roteiro em SC imperdíveis para os amantes de cerveja no estado. É o turismo em SC com um sabor especial!

Região do Alto Vale

A nossa primeira parada entre as dicas de roteiro em SC para quem aprecia cerveja artesanal é na região do Alto Vale do Itajaí. A região faz parte dos roteiros das cervejas em Santa Catarina e apresenta quatro fábricas de destaque. O município de Braço de Trombudo é a casa da Besser Bier. Em atividade desde 2015, a cervejaria fabrica cerca de 4.000 litros por mês e oferece aos clientes seis tipos de cerveja: Oktoberfest, Pilsener, Hefeweizen, Kristall Weisse, Munich e Schwarzbier.

Também na cidade de Braço de Trombudo, a cervejaria SIX surgiu de uma ideia de amigos apaixonados pela bebida que decidiram fabricar a própria cerveja. A ideia tornou-se realidade e hoje a empresa é parada obrigatória para os amantes da bebida. A SIX trabalha com quatro tipos: Lager, Trigo, Pale Ale e Summer Ale.

Em Ibirama, o visitante pode conhecer a cervejaria Handwerk, fundada em 2009 utilizando o espaço de uma antiga hidrelétrica. A fábrica garante ter o melhor chope e a melhor cerveja artesanal do estado.

Além desses dois municípios, entre as dicas de roteiro em SC, podemos destacar a cidade de Lontras, que apresenta a cervejaria Holzweg, marca sempre presente nos festivais de cerveja pelo estado.

Vale Europeu

Não tem como falar em cerveja artesanal sem falar de Blumenau. Entre as dicas de roteiro em SC, o local onde anualmente ocorre a Oktoberfest e que também sedia as principais cervejarias artesanais de Santa Catarina não poderia ficar de fora. Além disso, é no município onde encontramos a primeira escola superior de cerveja do país, o curso foi criado pelo Instituto de Administração de Empresas (IADE) em 2014.

A Eisenbahn é a cerveja mais popular do estado. Também conhecida em outros estados brasileiros, a cervejaria é ponto de encontros de turistas e de apaixonados pela bebida. A fábrica produz dezesseis tipos de cerveja, sendo que alguns sabores já foram premiados até internacionalmente. A Bierland é outra cervejaria bem tradicional de Blumenau. Esta baseia sua matéria-prima em escolas tradicionais, como a Bélgica, a Inglaterra e os Estados Unidos.

Já a Wunder Bier é focada apenas em chopes e possui um bar junto à fábrica para o turista degustar suas cervejas. A Container é especializada em cerveja tipo inglesa e possui um pub para degustação, localizado ao lado da fábrica.

Após degustar as delícias de Blumenau, chegou a hora de conhecer duas cervejarias tradicionais que ficam em cidades vizinhas. Em Gaspar, localizada em um ambiente rural, podemos encontrar a Das Bier, cervejaria tradicional que apresenta um chope fresco, em um lugar muito bonito. Pertinho dali, em Brusque, encontramos a Cervejaria Zehn Bier, que fabrica a cervejas tipo Pilsen, Heller e Porter, sem filtração, mantendo o gosto tradicional.

Pomerode e Timbó também oferecem cervejarias tradicionais, a Schornstein e a Borck, respectivamente.

Praias, trilhas e cerveja

Florianópolis é a cidade mais visitada pelos turistas em Santa Catarina. A capital do estado é um paraíso com diversas praias e trilhas e oferece a melhor estrutura para quem quiser relaxar nas férias. O que muita gente não sabe é a que a região é repleta de mestres cervejeiros e de suas fábricas. Vamos conhecer os principais fabricantes da Grande Florianópolis:

  • Kairós: Cervejaria localizada na Vargem Grande, que conta com equipamentos modernos e tem como destaque a sua adega com envelhecimento de cervejas em barris. A Kapital Cream Ale, baseada na Pale Ale americana, é uma boa pedida;
  • Weinmann: Localizada em Barreiros, São José, a fábrica produz cerca de 5.000 litros por mês. Em visita é possível ver a fabricação da cerveja. A dica é degustar a Red Strong Ale;
  • Unika: A fábrica fica em um sítio no interior da cidade de Rancho Queimado, onde também é fabricada a cerveja Bruxa, tipo belga. A mais pedida é a West Cost, tipo amarga, baseada na cerveja da costa oeste dos EUA;
  • Cervejaria da Ilha: É a mais antiga da região e fica em Floripa. Jurerê Gold é a mais requisitada no bar da fábrica. Visitas apenas com agendamento;
  • Faixa Preta: A fábrica fica no início da BR-282, em Santo Amaro da Imperatriz, e tem seu nome por causa do dono, faixa preta em judô. A dica é provar a Lord Dan, uma Dubbel avermelhada;
  • Badênia: Cervejaria de Santo Amaro, que apresenta a fábrica e um restaurante, onde também oferece pratos típicos alemães. A dica é degustar a Munique Dunkel, cerveja escura com toques de chocolate e caramelo;
  • The Liffey: A cervejaria fica localizada em Palhoça e tem uma produção de 8.000 litros por mês. A sugestão é experimentar a Mustache Ale, destaque da casa.

Curtiu o nosso post? Então indique a leitura para seus amigos e curta nossas redes sociais.

.

sc-imoveis-cta-infografico-investir-em-florianopolis