Seu imóvel: dicas de iluminação para valorizar sua casa

scimoveis

 

iluminação

Além de planejar como será a casa, os móveis e quais serão as cores escolhidas para a decoração, é preciso pensar também no projeto de iluminação. Isso porque a iluminação tem a capacidade de transformar qualquer ambiente. Cada espaço da casa precisa de um tipo de luz diferente, que atenda às necessidades e proporcione funcionalidade e conforto.


No post de hoje, listamos algumas dicas para você aproveitar da melhor forma a iluminação da sua casa. Confira.

1. Favoreça a luz natural

Se você está construindo, fique atento ao projeto: é preciso valorizar a luz natural com janelas amplas e vitrais. Além de representar uma economia considerável nos gastos com energia elétrica, os ambientes que são expostos à luz natural são menos propensos à umidade, além de proporcionar conforto e maior controle da temperatura.
Mesmo com luz natural, cada espaço da casa tem uma necessidade diferente para complementar a iluminação. Veja:

2. Sala de estar e jantar

Normalmente integradas, as salas de estar e de jantar precisam ter uma iluminação central, uma vez que é uma área de convívio. No caso do sofá, evite instalar luzes diretas para não atrapalhar a visão da pessoa que estiver sentado assistindo à televisão, por exemplo. As mesas de jantar, por outro lado, precisam de uma iluminação direta para destacá-la. Invista em lustres com lâmpadas amarelas e com distância mínima de 90 cm da mesa.
Se você quiser dar destaque a alguma parte decorativa das salas, como quadros, revestimentos e papeis de parede, é possível usar lâmpadas led direcionadas.

3. Iluminação nos quartos

Os quartos fazem parte da área íntima de uma casa. Por isso devem proporcionar conforto e aconchego. Um bom projeto luminotécnico pode ajudar. Além da iluminação central, aposte na iluminação quente em pontos distintos, que podem ser na janela ou em frente ao armário. As luzes indiretas, como aquelas vindas de luminárias ou abajures nas cabeceiras da cama também proporcionam relaxamento.

4. Escritório

Se você for criar uma área de escritório na sua casa, seja ele em um cômodo específico ou no próprio quarto, é essencial pensar na iluminação do local de trabalho. O ideal é usar lâmpadas fluorescentes, brancas e fortes para ajudar na concentração.

5. Banheiros e cozinhas

Os banheiros e as cozinhas são ambientes que têm a mesma necessidade quando pensamos em iluminação. Nestes locais é preciso ter um controle da higiene, por isso é indicado usar lâmpadas frias, que ajudam a visualizar resíduos.
Na cozinha, uma boa ideia é apostar nas iluminações direcionadas nas áreas de trabalho, como a pia e o fogão. No banheiro, por outro lado, a iluminação no espelho pode ser uma boa alternativa, pois facilita na hora de fazer a barba ou a maquiagem. Porém, ela nunca deve vir de cima, mas estar inclinada e dos dois lados para evitar sombras e facilitar o uso.

Viu como ter alguns cuidados é importante para deixar os ambientes funcionais e do jeitinho que você sempre quis?
Depois de definidos os pontos de luz, é só escolher os acabamentos que mais combinam com a sua decoração.